O programa da Câmara do Porto “Cultura em Expansão” tem duas novidades para esta semana: em Campanhã, a apresentação de um livro e DVD sobre a criação de um projeto artístico com a comunidade local; no Bonfim, é lançada a Galeria Portátil, com trabalhos de três fotógrafos internacionais.

Lançamento do livro e DVD “Reclaim The Future / Exige o Futuro” em Campanhã

Esta sexta-feira (13), pelas 18h30, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã, o projeto artístico Visões Úteis apresenta o livro e DVD “Reclaim The Future / Exige o Futuro”, que documentam o trabalho que a equipa realizou em Campanhã durante julho do ano passado, no âmbito do programa europeu “Exige o Futuro”.

O DVD incluiu o documentário de Nuno Santos, Sara Allen e Alexandra Allen sobre o processo de criação da “Parada Desatada” com a população de Campanhã e também outros dois filmes que testemunham a relação do Visões Úteis com as comunidades locais: “#Missão 06” de Alexandre Martins – a partir do processo criativo de “trans/missão” – e “Cidadão Cúmplice” de Nuno Santos e Tiago Santos – a partir da criação “Locus Logro”.

A sessão de acesso livre contará também com o lançamento do livro “Ficou Tudo Ao Deus Dará: Histórias e memórias de um bairro demolido”, de Márcia Andrade, escrito a partir da recolha de histórias e memórias dos antigos habitantes do extinto bairro de S. Vicente de Paulo.

No evento, inserido na vertente “O palco é a cidade” do programa cultural do Município, será ainda apresentado o trabalho de Cartografia Social que foi desenvolvido pelo investigador Pedro Rocha e o Curso de Performance em Comunidade que tem como objetivo a preparação de membros das comunidades e grupos de Campanhã para a participação no evento final de “Reclaim the Future” em Bruxelas.

Galeria Portátil vai correr freguesias do Porto

No sábado (14) às 17h00, a estação de metro do Campo 24 de Agosto vai ser palco da inauguração da Galeria Portátil – uma proposta da editora de fotografia luso-suíça Pierrot Le Fou, que vai acolher projetos de fotografia e vídeo com uma programação inicial de três exposições que pensam as formas de viver e usar a cidade.

Através de projetos inéditos, os fotógrafos Katalin Déer, Carlos Lobo e Dinis Santos são convidados a apropriar-se do conceito da obra “Boîte-en-­Valise” de Marcel Duchamp, provocando a noção de privacidade do espectador e tornando ambíguo o sentido de escala.

O “museu portátil” va circular, para já, entre as freguesias do Bonfim, Ramalde e Massarelos. A partir de 14 de abril e até 12 de maio, o projeto de Katalin Déer vai estar exposto na estação de metro do Campo 24 de Agosto, diariamente entre as 06h00 e as 01h00.

O trabalho fotográfico de Carlos Lobo estará em exposição de 9 de junho a 7 de julho, no Espaço Raiz, em Ramalde, e de 15 de setembro a 13 de outubro será possível ver as propostas de Dinis Santos no Centro Comercial Brasília.

A apresentação da Galeria Portátil integra-se no ciclo “Viagens”, do programa Cultura em Expansão da Câmara Municipal do Porto, que levará vários projetos de longa duração nas áreas das artes visuais, teatro e cinema a percorrer as sete freguesias do conselho do Porto. De caráter itinerante, abrange um cinema insuflável, uma conferência, uma objetoteca, uma galeria portátil e um contentor que se prepara para uma viagem transoceânica.

Fazer a arte sair “dos espaços mais institucionalizados e ortodoxos”

Guilherme Blanc, adjunto de Rui Moreira no pelouro da Cultura, diz que o Cultura em Expansão tem o objetivo de fazer com que a prática cultural e artística “saia dos espaços mais institucionalizados e ortodoxos” e que esteja “disseminada por todo o território”.

Neste sentido, Guilherme Blanc destaca a importância de aproximar a Cultura e a Arte dos cidadãos e por isso o programa cultural da Câmara Municipal do Porto parte “do princípio de desenvolvimento comunitário”.

“Quando apresentamos projetos em espaços não tradicionais, em associações de moradores ou juntas de freguesia, estamos a envolver as pessoas”, afirma Guilherme Blanc.

O adjunto da vereação da cultura crê que o Cultura em Expansão pretende provocar “pensamento sobre o território, reflexão sobre aquilo que a cidade é, a partir de múltiplas linguagens artísticas e praticas culturais”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro