A corrida para a posição de reitor da Universidade do Porto tem menos um candidato. Ao JPN, Allen G. P. Ross confirmou que não vai prosseguir com a sua candidatura devido a “razões pessoais”. São agora quatro os possíveis nomes para o mandato de 2018-2022, dois estrangeiros e dois portugueses.

O canadiano, docente na Universidade de Griffith, na Austrália, só foi admitido como nome à eleição pelo Conselho Eleitoral numa segunda instância, depois dos primeiros quatro nomes terem sido conhecidos em março.

Em cima da mesa continuam os nomes de dois estrangeiros: de Peter Godman, docente na Universidade de Cambridge com dupla nacionalidade britânica e neo-zelandesa, e Xose Rosales Sequeiros, com dupla nacionalidade espanhola e britânica e docente na Universidade Nazarbayev, no Cazaquistão.

Quanto a nomes portugueses, é candidato António Sousa Pereira, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Sebastião Feyo de Azevedo, que se recandidata ao lugar que ocupa atualmente.

Antes da eleição os candidatos apresentam os seus planos de ação numa audição pública na terça-feira (24), no Salão Nobre da Reitoria.

O nome do reitor da Universidade do Porto para o mandato de 2018-2022 é conhecido no dia 27 de abril, depois de eleito pelo Conselho Geral.

Artigo editado por Filipa Silva