A primeira edição da Meia Maratona de Matosinhos vai decorrer no domingo e é a nova aposta da Runporto na distância de 21 quilómetros, depois das meias maratonas do Porto e de Braga, que a empresa já organiza.

O diretor-geral da Runporto, Jorge Teixeira, explicou ao JPN que a inclusão da prova no calendário da organização vai “substituir a Corrida do Mar e a Marginal à Noite”, ambas em Matosinhos. A fusão das duas provas vai permitir “criar um evento com mais corpo”, mas o alívio nos cortes de trânsito também pesou na decisão. “Fechávamos as ruas [de Matosinhos] duas vezes por ano” e assim “prejudicamos menos os munícipes”, explicou.

“O percurso é fantástico”, considera o dirigente da Runporto e releva “a travessia da ponte móvel” [porto de Leixões] como um dos destaques do percurso de 21 quilómetros, por ser “um elemento muito bonito e distintivo da cidade”. Jorge Teixeira revelou ainda que a ideia “nasce de uma vontade [do próprio] de organizar uma meia maratona em Matosinhos”.

O sistema de live tracking vai continuar disponível para os atletas acompanharem o progresso em direto.

O sistema de live tracking vai continuar disponível para os atletas acompanharem o progresso em direto. André Ferrão

Há dois mil participantes inscritos até ao momento na corrida de 21 quilómetros, mas a organização espera chegar aos três mil atletas, uma vez que “as inscrições online só fecham na quarta-feira e a esmagadora maioria inscreve-se à última da hora. Há ainda [maratonistas] portugueses da elite que estão à espera para ver quem é que se vai inscrever”, refere o diretor-geral da Runporto.

A ausência de atletas de elite internacionais na Meia Maratona de Matosinhos, ao contrário do que acontece na do Porto, não preocupa Jorge Teixeira. “O objetivo é tornar esta meia maratona puramente portuguesa”, refere. Se a adesão for positiva, há intenções de contratar atletas de elite estrangeiros, mas, por agora, ainda há restrições orçamentais, por se tratar de uma primeira edição.

Jorge Teixeira deu conta ao JPN da diferença de orçamentos entre, por exemplo, a Maratona do Porto, que já se realiza há sete anos: “Só o valor que pagamos à elite internacional para participar na Maratona do Porto é igual ao orçamento total desta meia maratona”.

A intenção de trazer atletas de elite internacionais também vai permitir “testar se o percurso é bom para fazer tempos [para provas internacionais]”, uma vez que a organização garante que foi desenhado para corresponder aos padrões exigidos pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla inglesa).

A Meia Maratona de Matosinhos tem a partida agendada para as 10h00, na Avenida da Liberdade, em Matosinhos, onde está também instalada a meta. Os 21,097 metros vão ser feitos quase sempre junto ao mar. Do programa consta ainda uma caminhada de 6 quilómetros. O preço pela inscrição na prova mais longa é de 13 euros até esta quarta-feira. Depois subirá para os 15.

Na cerimónia de apresentação da corrida, que decorreu esta terça-feira de manhã, estiveram também presentes Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Sofia Gomes, do Conselho de Direção do ISAG (que dá nome à prova) e Bernardino Alves, presidente da Associação de Atletismo do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva