Aproximar os idosos e as crianças e promover o respeito mútuo são os objetivos do Projeto Gerações. "O Amor é..." levou os mais velhos a deslocarem-se à Escola Básica das Matas e, em troca, as crianças visitaram e animaram o Lar António Almeida Costa.

O projeto Gerações juntou os idosos do Lar António Almeida Costa e os alunos do quarto ano da Escola Básica das Matas, em Gaia. Os objetivos da iniciativa passam por aproximar as duas gerações e promover a tolerância mútua.

O projeto teve início na sala de aula, quando a professora Fernanda Seixas, pediu aos seus alunos para definirem o amor. Nas palavras da docente, os poemas que surgiram foram impressionantes e decidiu que tinha de alargar o projeto. Na primeira fase, foram as crianças do ensino pré-escolar as escolhidas, a participação dos idosos veio depois.

“O Amor é…” levou os mais velhos a deslocarem-se à Escola Básica das Matas e, em troca, as crianças visitaram e animaram o Lar António Almeida Costa. Ao longo de uma tarde, os mais novos presentearam os idosos com música, teatro e a História de Portugal.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro