O feriado do 25 de abril, data em que se celebra o fim da ditadura em Portugal, é já esta quarta-feira. Como é habitual, o Porto enche-se de eventos comemorativos pela liberdade, que não se limitam ao dia 25. O JPN mostra-lhe algumas opções para celebrar a data ao longo desta semana.

O primeiro dia de festejo é já esta segunda-feira. A Banda Sinfónica Portuguesa vai estar no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) às 21h30, onde vai apresentar um concerto com o tema “Música e Liberdade”.

O programa inclui leituras e representações musicais da noção de liberdade, com cantautores como Zeca Afonso, Darius Milhaud e Daniel Bukvich. O acesso é gratuito e os bilhetes estão disponíveis na FEUP ou na bilheteira do Auditório da FEUP no dia do espetáculo.

Na terça-feira, às 21h30, vai haver uma conferência promovida pelo Núcleo PSD Paranhos, na sede da entidade. O evento, com o tema “A Social Democracia e o 25 de abril”, vai ter como orador Amândio de Azevedo, ministro do Trabalho e da Segurança Social entre 1983 e 1985.

Também às 21h30 do dia 24, o Teatro Art’Imagem vai realizar um espetáculo no Grande Auditório do Fórum da Maia. Com o título “IDENTIFICAÇÃO DE UM (O MEU!) PAÍS”, o teatro debruça-se sobre a vida em Portugal desde 1945 até aos dias atuais.

Os bilhetes têm um custo de 5 euros e estão a venda no Fórum da Maia, na Biblioteca Municipal da Maia, no Maia Welcome Center e online. Para quem não puder assistir ao espetáculo na terça-feira, há também uma sessão marcada para o feriado de 25 às 16h00.

A Câmara Municipal do Porto (CMP) tem também um programa de dois dias. Com o tema “Defender Abril: Mais Direitos, Melhor Futuro”, está marcado para terça-feira, às 22h00, na Avenida dos Aliados um concerto de Bezegol e do Coral de Letras da Universidade do Porto, seguido por fogo de artifício à meia-noite.

Na quarta-feira, a Praça D. João I vai ser ocupada às 10h00 para uma manhã de jogos tradicionais. Já às 14h00, vai dar-se uma homenagem aos Resistentes Antifascistas no Museu Militar do Porto, onde se localizavam as antigas instalações da PIDE, seguida de uma marcha chamada “Desfile da Liberdade” rumo à Avenida dos Aliados às 14h30.

Às 15h00, em frente à CMP,  atuam os Caruma, seguidos do concerto de Pedro Mestre e de Cante Alentejano, às 16h00.

Ainda no feriado de 25, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões vão promover a 41.ª edição da Corrida e Caminhada da Liberdade, entre as 9h00 e as 13h00, no Largo do Souto, em Custóias. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

Galeria Oitavo vai receber uma exposição, entre as 15h00 e as 20h00. O evento vai contar com a presença de artistas como Nico, Tiago Casanova, Hazul, Joana Fraga e Amanda Copstein, entre outros. A Galeria Oitavo vai fornecer um megafone, para que os artistas possam reformular, na sua perspetiva, o que é, o que foi e o que será o 25 de Abril.

Às 16h00 de quarta-feira, vai ser inaugurada a exposição internacional “PortoCartoon: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE” no Fórum Cultural de Ermesinde. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Valongo e o Museu Nacional da Imprensa.

O concerto do grupo Canto da Liberdade vai estar no Cultura Curto Espaço pelas 18h00. O grupo vai fazer um tributo a Zeca Afonso e outros intérpretes de abril. A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (26), a Livraria Poetria vai organizar um jantar poético às 20h00 na Casa Diogo (Rua Miguel Bombarda). “Era Abril, E Eu Amanhecia” é o mote do evento que inclui a leitura de poemas de Sophia de Mello Breyner, António Gedeão, Veiga Leitão, Manuel Alegre, Miguel Torga, Gomes Ferreira, Ruy Belo e Natália Correia por Rui Osório, com participação livre. O custo do jantar é de 20 euros com lotação limitada a 12 pessoas.

Já na sexta-feira (27), a Junta de Freguesia de Avintes está a promover uma conferência e debate com o tema “No Centenário da Revolução Soviética: a revolução do século XX”. O evento, que acontece no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Avintes pelas 21h30, vai ter como conferencista Manuel Loff, historiador e professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro