A final do Campeonato Nacional Universitário de Futebol de 11 acabou em desacatos. Após o apito final da partida, em que a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) bateu por 1-0 a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), alguns elementos da equipa transmontana e adeptos afetos à associação académica envolveram-se em confrontos com os juízes da partida.

Os árbitros foram confrontados verbalmente de modo agressivo até à entrada do túnel, altura em que foram mesmo agredidos com garrafas de água, como se vê no vídeo partilhado por Duarte Gomes, ex-árbitro internacional, na sua página pessoal do Facebook.

A Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) já emitiu um comunicado oficial em que coloca a hipótese de acabar com a modalidade no desporto universitário.

Eis o comunicado oficial na íntegra:

Boa noite,

Tendo em conta os mais recentes acontecimentos, a Federação Académica do Desporto Universitário vem por este meio comunicar que:

1 – Registaram-se na Sexta-feira, 20 de abril, episódios de violência contra a equipa de arbitragem na final de futebol dos Campeonatos Nacionais Universitários – Aveiro 2018, que atentam contra todos os valores da ética desportiva e dos valores do desporto.

2 – A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) lamenta veementemente estes episódios e condena os atos que se registaram ontem, e está totalmente disponível para ceder todos os elementos necessários no âmbito de investigações judiciais e/ou policiais, bem como aos órgãos internos de disciplina.

3 – Tendo em conta estes acontecimentos, a FADU pondera suspender a modalidade de futebol 11 na égide do Desporto Universitário, por forma a salvaguardar os valores da ética desportiva e do fair-play, que são uma imagem de marca dos estudantes-atletas.

4 – A FADU quer ainda destacar o clima de sã convivência que se tem registado em todos os eventos desportivos destas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, o momento alto do Desporto Universitário português.

Paralelamente, a AAUTAD também emitiu um comunicado oficial. A Associação Académica lamenta o sucedido embora não emita qualquer posição relativamente aos envolvidos e ao futuro da modalidade.

A Universidade de Trás-os-Montes (UTAD) também condena os atos praticados na final do Campeonato Universitário e admite que “solicitou à Associação Académica que aplique sanções e medidas que interditem o acesso a atividades desportivas dos autores de tais atos de violência”.

O JPN contactou várias entidades envolvidas no sentido de apurar mais informações sobre o sucedido, mas todas remeteram para os comunicados oficiais.

Artigo editado por Filipa Silva