Num universo de 30 mil alunos, 2355 exerceram o direito de voto. Na corrida pela representatividade dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto estavam três listas. As eleições decorreram esta segunda-feira nas 14 entidades orgânicas da Universidade do Porto.  Foram eleitos dois candidatos da lista A e dois da lista C.

Inês Azevedo Silva, primeira efetiva da lista C, teve 722 votos. Seguiu-se o primeiro efetivo da lista A, Diogo Pimenta, com 415 votos. Marcos Teixeira, da lista A, e Diogo Martins, da lista C, conseguiram 289 e 156 votos, respetivamente. A lista B não elegeu nenhum representante.

Durante duas semanas, as três listas estiveram em campanha eleitoral pelos quatro lugares destinados ao estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto para o mandato 2018-2020. Neste período as listas deram a conhecer os seus candidatos aos estudantes e apresentaram os respetivos manifestos. Propinas, residências, instalações e o financiamento do Ensino Superior foram algumas das temáticas discutidas pelas listas.

Houve 44 votos em branco e 93 nulos.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro