João Semedo renunciou ao cargo de deputado municipal do Porto. O anúncio formal da renúncia foi feito esta segunda-feira à noite por Miguel Pereira Leite, na reunião da Assembleia Municipal, à qual preside. Susana Constante Pereira tomou posse, na mesma noite, em substituição do antigo coordenador do Bloco de Esquerda.

Em declarações ao JPN, a deputada municipal explica que João Semedo já tinha comunicado a decisão ao órgão, mas como o fez já depois da última reunião da Assembleia, foi nesta, na segunda-feira, que se deu seguimento ao “procedimento formal” da substituição.

Relativamente ao estado de saúde do médico, a deputada adianta que João Semedo deu como indicação que “embora a  evolução seja favorável a situação de saúde em que se encontra não lhe permite um exercício pleno do seu mandato de deputado”.

A deputada diz ainda que João Semedo “tem estado e continua no grupo municipal”.

O antigo coordenador do Bloco de Esquerda foi ainda representante do grupo municipal no que diz respeito às reuniões de comissão de apoio à mesa, mas foi substituído por Susana Constante Pereira há algumas semanas.

Bárbara Teixeira Lopes, designer, também renunciou ao mandato, sendo que passam a efetivos os deputados Susana Constante Pereira e Pedro Lourenço.

“O grupo municipal é constituído por mim, enquanto representante, pelo Joel Oliveira e pelo Pedro Lourenço que também tomou posse esta segunda”, conclui.

João Semedo já tinha abandonado a corrida à presidência da Câmara do Porto à qual era candidato pelo Bloco de Esquerda, no âmbito das Autárquicas de 2017. Em junho, por motivos de saúde, o médico foi  substituído pelo sociólogo João Teixeira Lopes.

Artigo editado por Filipa Silva