A Universidade do Porto (UP) vai ser a anfitriã, pela quinta vez, do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Remo, prova integrada no calendário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). A competição começa na quarta-feira, 25 de abril, nas instalações do Clube Naval Infante D. Henrique, em Valbom.

No total são esperados cerca de 50 estudantes-atletas de várias instituições de ensino superior. Pela UP vão competir 13 estudantes-atletas. Segundo Ricardo Cardoso, treinador da equipa de remo da UP, estes atletas são os “melhores remadores ao nível nacional”.

“Temos [na UP] estudantes-atletas que treinam ao mais alto nível e alcançam sempre um lugar no pódio nos universitários. Este ano, temos em prova alguns dos melhores remadores ao nível nacional. Os irmãos Miguel Menezes e Duarte Menezes são campeões nacionais shell 8+ absoluto masculino, a Joana Branco é campeã nacional skiff feminino e a estreante Inês Oliveira é campeã nacional de shell 2 sem timoneiro feminino”.

O treinador de remo da UP aproveita ainda para deixar uma palavra especial aos atletas que para o ano já não vão poder disputar os CNU: “Um destaque especial para a Joana e o Miguel que terminam este ano a sua participação pela UP tendo subido a todos os pódios das provas em que participaram em 2012”.

“O rio Douro reúne boas condições para a prática de remo”, explica Daniel Vieira.

Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), sublinha que a organização do CNU de remo “é mais um exemplo da aposta da Universidade do Porto no desporto universitário”.

Segundo o diretor do CDUP-UP, “a Universidade pretende estar na linha da frente do desporto universitário não só em termos de resultados mas também em termos organizativos, a nível nacional e internacional”.

Daniel Vieira, responsável pelo departamento de competição do CDUP-UP, recorda a primeira vez que a Universidade organizou o evento: “Em 2013 realizámos a primeira candidatura a esta prova e correu bastante bem. Não só em termos organizativos, mas também pelo local”.

O responsável do CDUP-UP acrescenta ainda que o rio Douro é um dos motivos pelo qual se torna favorável acolher esta competição no Porto: “O rio Douro reúne boas condições para a prática de remo e com o apoio fundamental do clube Infante D. Henrique conseguimos garantir o sucesso desta organização. Desde então realizámos mais três edições (2013, 2014, 2015 e 2016), sendo esta a quinta”.

O CNU de remo começa às 10h00 e termina às 14h00. Na competição vão ser incluídas as provas de skiff, double scull ligeiro e quadri scull.

Recorde-se que até ao momento, este ano letivo a UP já organizou cinco campeonatos universitários: o de pólo aquático, ténis de mesa, badminton, xadrez e floorball.

Artigo editado por Filipa Silva