Numa carta dirigida à presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A (APDL), Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, alertou para o estado em que se encontram as praias da Invicta, cuja limpeza é da competência daquela entidade.

De acordo com o site de notícias da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira terá advertido Guilhermina Rego de que a autarquia tem recebido inúmeras reclamações e alertas acerca do estado das praias marítimas da cidade, sobretudo devido à existência de lixo e detritos, que inibem munícipes e turistas de desfrutarem daquelas zonas.

Na missiva dirigida à sua ex-vice-presidente na CMP, Rui Moreira recorda que, no âmbito do processo de descentralização, a autarquia pretende assumir as competências de manutenção e limpeza daquelas zonas, mas por ainda não as possuir encontra-se inibida de intervir numa área da competência da APDL.

O presidente da CMP apela assim à entidade para que avance com a limpeza e manutenção das praias do Porto, o mais urgentemente possível, de forma a garantir a boa qualidade e imagem das mesmas, tal como a sua segurança e salubridade – o que deve ocorrer durante todo o ano e não apenas na época balnear, considera o autarca.

No final de setembro de 2017, o SEA LIFE Porto organizou uma campanha de limpeza da praia do Castelo do Queijo. Numa tarde, cerca de 400 voluntários recolheram perto de 360 quilos de lixo depositado. No ano anterior, a mesma iniciativa resultou na remoção de 280 quilos de detritos do areal daquela praia.

Artigo editado por Filipa Silva