A Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) venceu, esta sexta-feira, os Campeonatos Nacionais Universitários de voleibol e basquetebol feminino.

Em ambos os casos, as estudantes portuenses bateram as equipas que detinham o título.

O último dia das Fases Finais abriu com voleibol, com a equipa da AEFADEUP a bater por três sets a zero a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com os parciais de 25-23, 25-22 e 25-22.

O “bronze” ficou com a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) que bateu a “vizinha” Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) por 3-0.

Drama ao cair do pano

No basquetebol, o final foi “dramático”. A AEFADEUP levou a melhor sobre a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) que além de tricampeã em título, jogava perante o seu público.

Foi já depois de soar o “gongo” que a AEFADEUP se sagrou campeã com a conversão de dois lances livres que garantiram a viragem do resultado: 55-54 favorável à equipa do Porto.

No encontro de atribuição do terceiro lugar, a decisão também foi à justa: a Associação Académica de Coimbra (AAC) ficou com o último lugar do pódio graças a uma vitória por 66-65 sobre a Universidade Nova de Lisboa.

Minho regressa às vitórias

No futsal, a equipa da AAUM voltou ao topo da modalidade. A equipa minhota venceu na final um velho rival – a Associação Académica de Coimbra (AAC) por 4-3.

Os de Coimbra conseguiram dar a volta ao texto quando perdiam por 2-0, tendo chegado ao 3-2. A AAUM logou recuperar a liderança do marcador e recuperou o troféu qyue lhe escapou há um ano. É o oitavo “ouro” do Minho no futsal masculino.

A Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia (AEISMAI) arrecadou o terceiro lugar.

No andebol masculino, o domínio também foi minhoto, aqui com maior folga. A AAUM, crónica vencedora da competição – somou o 14º título -, bateu na final da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP).

O encontro ficou marcado pela despedida de Humberto Gomes, histórico guarda-redes do andebol nacional.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia ficou com o terceiro lugar do campeonato graças a uma vitória por 30-27 sobre a AEFEP.

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorreram entre 16 e 27 de abril em Aveiro. A Universidade do Porto venceu a prova de andebol feminino e de rugby 7 masculino. Mais quatro títulos vieram para a UP: dois conquistados pela AEFEUP (futebol e voleibol masculinos) e dois pela AEFADEUP (basquetebol e voleibol femininos).

Resultados 27 de abril
Voleibol feminino