Do museu para a rua. Doze carros elétricos vão, este sábado, abandonar as instalações do Museu do Carro Elétrico para darem forma ao desfile anual deste meio de transporte centenário.

A saída está marcada para as 15h00 e o percurso está também definido: Infante – Museu do Carro Eléctrico – Passeio Alegre, para depois regressar de novo ao Infante, recolhendo os carros elétricos de seguida aos seus lugares dentro do Museu.

Neste dia, o acesso ao Museu do Carro Elétrico, instalado em Massarelos, é gratuito e há surpresas programadas para os visitantes, de acordo com a organização.

Este ano, o desfile homenageia o centenário da conclusão da linha de carro elétrico do Porto às minas de São Pedro da Cova, em Gondomar. O transporte do carvão nas “zorras”, carro elétrico destinado ao transporte de carga, permitiu desta forma manter a produção energética na antiga Central Termoelétrica de Massarelos.

Durante a Primeira Guerra Mundial o consumo de carvão nacional aumentou enormemente dado o corte no fornecimento do carvão inglês. As Zorras da Companhia Carris de Ferro do Porto viram assim aumentada e muito a sua atividade.

A viagem histórica terá um preço de cinco euros, permitirá viajar em qualquer carro do desfile e terá uma duração de aproximadamente duas horas.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou dentro das próprias viaturas.