A Fundação de Serralves vai promover um ciclo de conferências a partir do início deste mês, para debater possibilidades utópicas para a Europa. O mote foi a frase de Václav Havel, escritor, dramaturgo, último presidente da Checoslováquia e primeiro presidente da República Checa: “Sem sonharmos com uma Europa melhor, nunca construiremos uma Europa melhor”.

Neste ciclo, vão estar em cima da mesa utopias contemporâneas, como as da paz, igualdade, ecologia, hospitalidade, rendimento básico incondicional, sociedade de informação e potencial transformador da tecnologia.

A primeira conferência, com o nome “Maio de 68, 50 anos depois: A Utopia da Igualdade e da Participação”, decorre no próximo dia 7 de maio, pelas 21h30. Esta sessão contará com a presença de Adolfo Mesquita Nunes, Inês de Medeiros, Marisa Matias e Mónica Ferro.

A moderação ficará a cargo de Álvaro de Vasconcelos, curador do ciclo e investigador convidado do CEIS20 da Universidade de Coimbra, antigo diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia e fundador e antigo diretor do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Ainda que não tenham sito divulgadas as datas para as restantes sete conferências, a organização já publicou os temas que vão estar em discussão no Auditório de Serralves:

  • A Utopia Social – Rendimento Básico Incondicional: Estado e Mercado;

  • A Utopia da Informação – Jornalismo Cidadão e Redes Sociais;

  • A Utopia Tecnológica – A Inovação ao Serviço da Humanidade;

  • A Utopia da Paz – A Casa Comum Europeia: Paz do Atlântico aos Urais;

  • A Utopia Ecológica – Patriotismo Terrestre: Preservar a Vida na Terra;

  • A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade;

  • A Utopia Democrática – A comunidade Cidadã: Do Erasmus ao Futuro.

Este ciclo sobre o futuro europeu foi criado por um grupo de especialistas, da qual fazem parte Gonçalo Marcelo, Fátima Vieira, Isabel Valente, Ana Rodrigues, João Bettencourt Relvas, Carlos Jalali e Sara Moreira.

O evento é organizado com o patrocínio da Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e com a colaboração do Fórum Demos, da Fundação da Casa Mateus, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, do CETAPS da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho e do GOVCOPP da Universidade de Aveiro.

Cada sessão custa cinco euros e oferece 50% de desconto para estudantes. O bilhete para as oito sessões tem o preço de 35 euros.

Artigo editado por Filipa Silva