O Cortejo Académico da Queima das Fitas do Porto, que começa às 14h01 da próxima terça-feira, vai ser encurtado em cerca de 600 metros. Por norma, o percurso começa na Rua da Restauração, mas este ano vai começar no Palácio da Justiça (em frente ao Jardim da Cordoaria).

Para além de zelar pela segurança, a organização pretende manter desimpedidos os acessos às urgências do Hospital de Santo António, melhorar a mobilidade na cidade e diminuir os condicionamentos de trânsito.

Esta alteração vai reduzir o percurso e a duração do cortejo, fazendo com que os estudantes da academia passem mais cedo a Tribuna, junto aos Paços do Concelho.

Mas as novidades do cortejo de 2018 não ficam por aqui: este ano os finalistas vão passar a tribuna primeiro, antes mesmo do primeiro carro, que é o dos estudantes de Medicina.

O cortejo envolve, todos os anos, estudantes de 44 escolas da academia do Porto. As últimas só costumam passar a Tribuna já depois da meia-noite. No total, o cortejo da academia costuma juntar cerca de 500 mil pessoas na Baixa da cidade.

Esta foi uma deliberação – anunciada esta quinta-feira à noite – conjunta entre a Federação Académica do Porto, o Magnum Consilium Veteranorum e a Câmara Municipal do Porto, com vista a melhorar a segurança, logística e acessibilidades do evento.

Artigo atualizado a 8 de maio de 2018 com a informação de que os finalistas da academia do Porto vão, este ano, ser os primeiros a passar a Tribuna, em conjunto, de forma diferente do que aconteceu nos últimos anos.

Artigo editado por Filipa Silva