A hipótese estava em aberto e concretizou-se. Foi mesmo no sofá que os atletas do FC Porto se sagraram campeões nacionais de futebol, este sábado. A conquista decorre do empate a zero registado no Sporting-Benfica disputado em Alvalade.

O FC Porto soma 82 pontos, mais quatro agora que os rivais de Lisboa, e tem assim assegurado o 28º título nacional do palmarés, quando falta uma jornada para encerrar a edição 2017/2018 da Liga.

Para os azuis e brancos, ainda há dois jogos para disputar. Um amanhã, domingo, no Estádio do Dragão (20h15) diante do Feirense. E outro no próximo fim de semana frente ao Vitória de Guimarães.

Com seis pontos ainda em disputa, a equipa comandada por Sérgio Conceição tem ainda a oportunidade de superar o recorde de pontos somados pelo clube numa edição do campeonato (86 em 2002/2003) ou mesmo de igualar o recorde de pontos somados por uma equipa portuguesa num campeonato (88).

Os dragões chegam a esta fase do campeonato com 26 vitórias, quatro empates e duas derrotas, tendo sido, de forma clara, de entre os candidatos ao título, a equipa que mais tempo andou pela liderança do campeonato.

O Sporting, em resultado do empate desta noite, é agora o segundo classificado, mas a luta pelo posto – milionário, uma vez que é o último que dá acesso à Liga dos Campeões – vai continuar até à última jornada.

No calendário, os leões têm uma deslocação à Madeira, para defrontarem o Marítimo. O Benfica, por sua parte, vai receber o Moreirense.

Milhares festejam nas ruas

Assim que Carlos Xistra apitou para o final do encontro entre o Sporting e o Benfica, as buzinas começaram a ouvir-se na cidade do Porto. São muitos os que sairam às ruas para festejar um titulo que escapava aos dragões desde 2012/2013.

Na noite de arranque da Queima das Fitas do Porto – o local da Monumental Serenata foi, aliás, alterado já a precaver a possibilidade das duas festividades coincidirem – adivinha-se noite longa e animada na Invicta.

A equipa dá o mote.