A Câmara Municipal do Porto (CMP) anunciou esta segunda-feira que pretende atribuir a Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, a Medalha de Honra da Cidade do Porto.

A entrega será feita aquando da receção à equipa de futebol do FC Porto agendada para o próximo fim de semana.

Os festejos não têm ainda hora ou data exata uma vez que o clube solicitou a antecipação do encontro com o Vitória de Guimarães para sábado, 12, estando ainda em aberto o agendamento do encontro.

Certo é que será no regresso da cidade de Guimarães, depois de encerrado o campeonato, que os dragões vão aos Aliados e à autarquia para festejarem o 28º título do palmarés.

“A Medalha de Honra da Cidade em ouro destina-se a galardoar (pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras) quem tenha prestado à Cidade do Porto serviços ou concedido benefícios de excecional relevância ou se tenha distinguido, pelo seu valor, em qualquer ramo da atividade humana (ou ainda por relevante ato de coragem ou abnegação)”, escreve a autarquia no seu site de notícias.

Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente do FC Porto há 36 anos. Foi eleito a 17 de abril de 1982. É a figura máxima do clube e um rosto indissociável de conquistas inéditas dos azuis e brancos que vão dos sete títulos internacionais (com destaque para uma Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987 e uma Liga dos Campeões em 2004) às dezenas de troféus no plano interno.

Mas o percurso vencedor não se fez sem engulhos. O maior de todos foi batizado pelas autoridades de Apito Dourado, um processo judicial movido em 2004 por suspeitas de corrupção e tráfico de influências que envolveu figuras de proa do futebol português, entre elas Pinto da Costa, Valentim Loureiro (então presidente da Liga de Clubes) e Pinto de Sousa (ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol).

Na justiça civil, Pinto da Costa acabou absolvido. Na desportiva, onde o caso adotou o nome de Apito Final, não, com o clube a ser condenado, em 2008, à perda de seis pontos, uma multa e uma suspenção de Pinto da Costa. Mas mais tarde, o clube e o seu presidente viriam uma vez a ser absolvidos, desta feita pelo Conselho de Disciplina da FPF em 2017.

Com o líder portista na presidência, a equipa de futebol do FC Porto conquistou 62 títulos no total. O último tinha sido em 2012/2013, com André Villas-Boas ao comando da equipa técnica. Depois de um “jejum” inédito no currículo do presidente dos azuis e brancos, o clube não só regressou aos títulos como vai regressar aos Paços do Concelho da Invicta, onde não vai desde 1999. A relação de distanciamento face ao futebol do anterior presidente e atual líder do PSD, Rui Rio, eleito para a CMP em 2003, assim o determinou.

Jorge Nuno Pinto da Costa tem 80 anos. É o presidente há mais anos consecutivos na liderança de um clube na história do futebol mundial.