Há cidades de apaixonar e cinco delas vão estar em destaque no festival Literatura em Viagem (Lev). O “romance das cidades” é o tema da iniciativa que arranca esta sexta-feira, dia 11, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos. O evento vai na 12ª edição e promete continuar a ser “um dos maiores festivais literários do país”, de acordo com o vereador da cultura Fernando Rocha.

Jerusalém, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro e Matosinhos são as urbes em destaque na iniciativa. O historiador Joel Cleto guiará uma visita pelo património imaterial de Matosinhos. A conversa entre Adriana Calcanhotto e Alexandra Lucas Coelho abordará as contradições do Rio de Janeiro. Já Isabel Lucas e João Tordo vão traçar o caminho até Nova Iorque. No domingo, Enric González e Tânia Ganho deambularão por Paris, enquanto o Sheikh David Munir e os escritores Miguel Miranda e Paulo Moura irão conduzir a viagem por Jerusalém.

Matosinhos quer ter a notoriedade literária que já tem “em campos como o jazz, a arquitetura e o design”

O vereador da cultura destaca ainda “a entrevista de vida com Jonathan Coe, a conferência de abertura a cargo do Pedro Abrunhosa e a conversa entre Francisco José Viegas e o islandês Sjón” e o lançamento do novo livro do matosinhense João Luís Barreto Guimarães – “Nómada” – que, na opinião do autarca “consagra um dos maiores poetas contemporâneos portugueses”.

A ligação da cidade à literatura é cada vez mais óbvia, com o público do festival a crescer de ano para ano. O vereador da cultura acredita que Matosinhos está dedicada à literatura e ao pensamento “a par da notoriedade que tem em campos como o jazz, a arquitetura e o design”.

A autarquia quer aperfeiçoar “um modelo de sucesso”, através da escolha de convidados que consigam “trazer novas ideias e perspetivas para o debate em torno desta concepção da literatura enquanto dispositivo privilegiado de evasão e enriquecimento pessoal”.

O Senhor de Matosinhos está mais LeV

Fernando Rocha é perentório: “O LeV transcende bastante o universo de Matosinhos”. O vereador acrescenta, no entanto, que os dias do festival têm coincidido, nos últimos anos, com as festas do Senhor de Matosinhos, “proporcionando aos escritores um mergulho na grande romaria popular do norte do país”, diz ao JPN.

A coincidência de datas levou a que a autarquia juntasse os dois mundos, promovendo a leitura de poemas no recinto das festas e também uma visita dos autores à romaria na primeira grande noite da romaria.

O festival Literatura em Viagem acontece de 11 a 13 de maio e o programa pode ser consultado aqui.