Quem passear pelas ruas do Porto talvez não saiba que o poema “Metamorfose” de Jorge de Sena é inspirado na Torre dos Clérigos ou que a obra “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner era afinal uma menina de bronze que “vive” no Jardim Botânico. Foi por isso que a Bairro dos Livros criou o “Mapa do Bairro”, um guia literário que mostra uma “visão global e abrangente da cidade para quem gosta de livros”.

Sempre que a cooperativa cultural partilhava com turistas e visitantes de outras cidades as curiosidades literárias do Porto, surgia a pergunta: “Mas onde é que isso está? Isso não está escrito em lado nenhum?” e Minês Castanheira, da Bairro dos Livros, respondia que não.

Assim surgiu a necessidade de recolher “as histórias, as personagens, os livros, os escritores que aqui viveram, que aqui tiveram duelos e paixões e zaragatas”, conta a diretora criativa.

Ilustração de Clara Não

O “Mapa do Bairro” é um roteiro livre que convida a beber um copo enquanto se lê um poema, a entrar no Jardim Botânico e descobrir que o palácio vermelho que Sophia descreve num poema é afinal a Casa Andresen, onde a escritora passou a infância. No fundo, a olhar para a cidade e ver palavras e histórias mais do que edifícios.

Minês Castanheira confessa que este não é só um roteiro da cidade e para a cidade, é também “um roteiro de afetos que conta os sítios onde a Bairro dos Livros já fez edições, instituições que já nos apoiaram, com quem já fomos parceiros, com quem trabalhamos.”

Logo à primeira página é possível descobrir também a história da cooperativa, num prefácio em forma de epopeia de canto único que conta que “Pelas mãos de três mulheres nasceu/ um bairro onde só elas habitam/ porque mesmo os homens que cá há são/ mulheres a ter livros como filhos/ na cabeça, na barriga, nas costas.”

O guia conta com ilustrações de Clara Não, escolhida pelo coletivo pelas referências literárias presentes na arte que cria e que resultaram neste caso em “aguarelas muito bonitas do Porto que transformam e misturam tudo”,isto é, “misturam o que aconteceu com os temas dos Bairros, com as pessoas que lá estiveram e tem sentido de humor”.

O livro estará à venda online através do site da Bairro dos Livros, mas a cooperativa pretende que o guia esteja disponível em todos os sítios que são referidos no Bairro. “É um plano ambicioso”, remata Minês Castanheira.

O lançamento da obra está marcado para este sábado, dia 12, às 17h00, na Cooperativa Árvore.