Os conceitos e as categorias das barracas da Queima das Fitas do Porto são variados. Umas foram criadas por grupos de amigos, outras por organizações ou associações académicas. No entanto, o objetivo de todas é o mesmo: matar a sede aos estudantes, ser um ponto de encontro entre amigos e, claro, fazer algum dinheiro durante as noites da semana académica.

O JPN explorou o recinto e destaca aqui algumas barracas pela originalidade do nome. Perante mais de uma centena de hipóteses, tivemos, pois, de deixar muitas de fora. Elegemos as que nos ficaram na retina, ou no ouvido. A ousadia, nuns casos, e os trocadilhos, em quase todos os outros, são nota distintiva.

Resta-nos pedir desculpa por algum excesso de linguagem. Como diz o célebre aviso: “o espaço que se segue é da exclusiva responsabilidade dos seus intervenientes”.

A mais internacional: “Barrack Obama”

Yes we drink” é o slogan da casa. Com a bandeira dos Estados Unidos da América hasteada, esta barraquinha homenageia o ex-presidente norte-americano. É já um clássico da Queima.

As mais musicais: “Wish You Were Beer” e “Meu Pau Txi Ama”

É ao ritmo de Pink Floyd e de funk brasileiro que surgiu a inspiração para a criação destas barracas. Se na primeira o trocadilho é feito com a referência a uma das bebidas mais consumidas pelos estudantes – a cerveja – a segunda vai buscar a sonoridade à música “Deu onda” do MC G15.

As mais cinematográficas: “50 Shots of Grey” e “La Casa de los Shots”

Grande parte dos estudantes percorre as barraquinhas em busca de shots. Para os amantes da sétima arte, o JPN destaca a barraca que envolve a paixão pelo filme “Fifty Shades of Grey”. Já para quem é mais de séries, o local ideal é a inspirada no drama espanhol do momento: “La Casa de Papel”. Nestas bancas, qualquer um pode ser o protagonista.

As mais profanas: “Enfia-te na Virgem” e “Casa da Mãe Joana”

A cultura portuguesa é recheada de ditados populares. Para os mais destemidos, a primeira barraca alude à expressão “Fia-te na Virgem e não corras”. Já para os mais descarados, a “Casa da Mãe Joana” parece ser o local ideal para explorarem à vontade.

A mais promissora: “Álcool U Later”

“Para grandes noites – Prima 1, Para grandes bagaços – Prima 2…”. Assim funciona o telefone gigante exposto em cima desta barraca. Depois de alguns copos, quem estará no outro lado da linha?

A mais digital: “Emoji’Me”

Os jovens andam sempre a par das novidades tecnológicas que o mundo digital tem para oferecer. Recheada de emojis nas paredes, esta barraca promete pôr toda a gente com um smile na cara.

A mais gastronómica: “TAPIROCA”

O nome desta barraca remete para uma iguaria tradicional das regiões do norte e nordeste do Brasil – a tapioca. Atualmente, cada vez mais representa uma tendência de alimentação saudável. Não podia faltar numa barraquinha da Queima.

A mais descontraída: “Marim’Bar”

“Arriscar” é a resposta para o desafio proposto nas paredes desta barraca. Para qualquer dilema, a solução é muito simples: “Marim’Bar” para o assunto, sem dar muita importância aos problemas. Está no espírito.

A mais selvagem: “The Jungle”

Por vezes a bebida desperta o lado mais selvagem das pessoas. Esta barraca em vários tons de verde é o lugar ideal para descobrir quem é o verdadeiro Rei da Selva.

A mais confiante: “HienaFé”

Para aqueles que se enchem de coragem e enfrentam qualquer desafio, sem receios de que algo corra mal, esta é a barraca ideal. Com as famosas hienas do filme “O Rei Leão” pintadas nas paredes, é o melhor local para tentar a sorte, sempre com convicção.

A mais artística: “Van Cock”

Van Gogh é considerado um dos pintores mais influentes do mundo. Com o jogo do galo desenhado na parede, esta barraca homenageia o artista através de um jogo de palavras, mas sempre com as duas orelhas.

As mais menos subtis: “Mastrobar” e “APitaDelas”

Na hora de dar o nome a uma barraca da Queima das Fitas, os trocadilhos, as piadas secas, as referências sexuais e a originalidade nunca faltam.

A mais triunfante: “Dama de Copos”

Nesta barraquinha, não interessa se são Copas, Paus, Ouros ou Espadas. De copo na mão, não é preciso jogar com o baralho todo. Como sugere o slogan, para vencer, #apostasemprenasdamas.

A mais legendary: “Challenge Accepted

O nome da barraca remete para uma das frases mais icónicas da série How I Met Your Mother. A personagem Barney Stinson é conhecida pelas frases “Challenge Accepted” e “It’s gonna be legen… wait for it… dary”. Aqui, todos os desafios são aceites.

Artigo editado por Filipa Silva