As escolhas de Fernando Santos só serão reveladas na quinta-feira, mas já é certo que o nome de Fábio Coentrão não vai constar da lista de escolhas do Selecionador Nacional. Isto  porque o próprio jogador “depois de uma grande ponderação”, decidiu comunicar ao técnico que não se sente “nas condições necessárias para representar a seleção”, depois de “uma época desgastante.

Coentrão garante também que esta não é uma despedida: “Jamais virarei as costas ao meu País, e espero poder vir a representar a nossa Seleção mais vezes no futuro”.

Fábio Coentrão joga esta época pelo Sporting, emprestado pelo Real Madrid. O atleta, natural das Caxinas, fez 43 jogos pelos leões.

Pela seleção nacional, o lateral-esquerdo soma 52 jogos oficiais. Esteve no Mundial de 2010, na África do Sul, no Euro 2012 e no Mundial do Brasil em 2014 no qual fez apenas um jogo, tendo abandonado precocemente a competição por lesão. Coentrão falhou depois o Euro 2016, no qual Portugal se sagrou campeão, também por lesão.