O festival NOS Primavera Sound está quase de regresso à cidade do Porto. O JPN foi conhecer as novidades para mais uma edição do evento que acontece de 7 a 9 de junho, no Parque da Cidade.

Primavera na Avenida

A sétima edição do NOS Primavera Sound vai começar mais cedo. O warm up vai acontecer na Avenida dos Aliados, a 6 de Junho, com um concerto gratuito do produtor e DJ britânico Fatboy Slim. Nuno Lemos, director executivo da Porto Lazer afirmou, durante a conferência de imprensa que, por esta razão, “vai haver Primavera na Avenida”.

Novos palcos

Mais um ano, mais palcos. “Se calhar em sete anos é o ano em que mais mudamos o desenho do recinto”, vinca José Barreiros, diretor do festival.

Bits e SEAT são os nomes dos dois novos palcos que vão completar os três dias do festival. O palco Bits é um pavilhão indoor e um “convite a experiências sensoriais”. João Barreiros revelou que nele poderemos conhecer o projeto sonoro Liminal Soundbath.  Já o palco SEAT, à entrada do recinto, “não tem alinhamento específico” e vai “tocar em contínuo, com um maior número de atuações até à uma da manhã”, explica José Barreiros.

A Rádio Primavera é outra das novidades festival. Das 02h00 às 04h00 da manhã, todas as noites, um DJ tem a missão de passar “hits de toda a vida” e alternativas à música eletrónica.  Esta é uma ideia que quer agradar aos diferentes gostos do público.

Aos dois novos palcos junta-se o habitual palco NOS e o palco Super Bock. Também a antiga tenda Pitchfork sofre alterações e este ano passa para palco. José Barreiros adiantou também que o primeiro dia oficial do Primavera Sound, a 7 de junho, vai ter quatro palcos com concertos em simultâneo “porque há mais bandas (…), e porque, muitas vezes, só podiam tocar na quinta-feira”.

Esperam-se 30 mil pessoas por dia no Festival. Foto: NOS Primavera Sound/Hugo Lima

E o que se mantém?

Mas nem tudo vai ser uma novidade. Quem já conhece o evento vai poder voltar a encontrar a praça da restauração. Casa Guedes, Conga ou o restaurante Dom Peixe vão voltar a estar presentes. O Buraquinho, na Praça dos Poveiros, vai ser uma das estreias na zona de alimentação. Uma zona que “pretende ser uma montra do que o Porto tem de melhor”, diz José Barreiros.

Também o espaço para crianças, numa parceria com a Milanezza, vai continuar de pé. Mas não só. Mantém-se ainda as tradicionais coroas das flores, os sacos de piquenique e a zona Power Bank. O bike park continua a existir para quem quiser ir de bicicleta até ao evento.

O programa

“Este ano temos um cartaz que vai procurar muitas mais emoções”, afirma José Barreiros. O palco NOS receberá mais uma vez os habituais cabeças de cartaz, Nick Cave and the Bad Seeds, Lorde e A$AP Rocky. The Breeders, Arca, War on Drugs, Father John Misty e os Yellow Days são outros dos nomes que completam o cartaz para o NOS Primavera 2018.

Os passes gerais já estão esgotados. Os bilhetes diários custam 60 euros. Espera-se que entrem  30 mil pessoas por dia no recinto, a lotação máxima do espaço. Os horários, assim como o mapa dos palcos, pode ser consultado na app oficial do festival.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro