As surpresas

Há um Gato nas escolhas de Fernando Santos. Gato de nome, bem entendido, que os felinos em matéria de bola só se especializaram nas de pêlo. Rúben Santos Gato Alves Dias é uma das novidades da lista de 23 convocados pelo selecionador nacional para o Mundial da Rússia, apresentada esta quinta-feira, no Jamor.

O jovem central do Benfica ainda não tem qualquer internacionalização pela seleção A, mas viu a época que fez ao serviço do Benfica – com 30 jogos efetuados e quatro golos marcados – ser premiada pela equipa técnica nacional. Com 21 anos, Rúben Dias é também – neste caso, a par de Gonçalo Guedes – o mais jovem do grupo.

Surpresa – embora não muita – foi também a chamada para as alas de outros dois jogadores que somam um baixo número de internacionalizações, mas cujos nomes estão associados às boas épocas dos respetivos clubes. São eles Ricardo Pereira, do FC Porto, e Mário Rui, do Nápoles.

A chamada de Manuel Fernandes, campeão na Rússia ao serviço do Lokomotiv Moscovo, também é digna de destaque no capítulo das novidades. O médio, que tem um histórico de apenas 12 internacionalizações, a maioria das quais em jogos particulares, esteve ausente da seleção durante vários períodos – o mais longo dos quais entre 2012 e 2017. Foi já sob o comando de Fernando Santos que, em novembro, o antigo jogador do Benfica foi convocado tendo jogado até ao momento três particulares sob a orientação do técnico nacional.

As ausências

No capítulo das ausências, as mais notadas, por razões mais simbólicas do que desportivas, são as de Nani e Éder. O primeiro tem um extenso percurso de representação da seleção. Se tivesse sido chamado seria, a seguir a Cristiano Ronaldo, o mais internacional do grupo. Éder, por sua vez, foi o autor do golo que deu o título a Portugal no Europeu de França, mas a sua ausência não é uma completa surpresa.

Fernando Santos confessa, contudo, que fazer a convocatória foi “uma grande dor de cabeça”. “Claro, não levar Éder, Nani ou outros que escreveram uma página brilhante no futebol português… Tenho de escolher os que melhor compõem este puzzle”, declarou o selecionador.

André Gomes, do Barcelona, é outro dos jogadores que esteve no Europeu e que falha a chamada ao Mundial.

Em relação à lista de 35 pré-convocados, ficaram de fora, além de Nani, Éder e André Gomes, Nelson Semedo, João Cancelo, Antunes, Rolando, Luís Neto, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Paulinho e Rony Lopes.

A lista

A lista completa dos convocados de Fernando Santos é esta:

Guarda-redes – Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting)

Defesas – Bruno Alves (Rangers), Cédric Soares (Southampton), José Fonte (Dalian Yifang), Mário Rui (Nápoles), Pepe (Besiktas), Raphael Guerreiro (Dortmund), Ricardo Pereira (FC Porto) e Rúben Dias (Benfica)

Médios – Adrien Silva (Leicester), Bruno Fernandes (Sporting), João Mário (West Ham), João Moutinho (Mónaco), Manuel Fernandes (Lokomotiv), e William Carvalho (Sporting)

Avançados – André Silva (Milan), Bernardo Silva (Manchester City), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas)

Instado a fazer uma comparação entre o grupo que vai seguir para a Rússia e o que esteve em França – há dez diferenças – Fernando Santos considerou que “não é possível” fazer essa comparação. “Mas tenho a mesma confiança nos dois [grupos]. Não seria justo esquecer da alta qualidade dos plantéis que participaram no Europeu. Tenho a mesma confiança, que é absoluta”, afirmou.

A conferência completa pode ser vista aqui:

Agenda

A preparação da seleção nacional para o Mundial da Rússia arranca na próxima terça-feira com um treino agendado para a Cidade do Futebol.

Seguem-se três jogos de caráter particular:

28 de maio | Portugal – Tunísia | Braga | 19h45
02 de junho | Bélgica – Portugal | Bruxelas | 19h45
07 de junho | Portugal – Argélia | Lisboa | 20h15

Portugal estreia no Mundial da Rússia – que começa a 14 de junho – no dia 15, diante da Espanha. Depois virá Marrocos (20 de junho) e o Irão (25 de junho).