No Dia da Faculdade de Economia do Porto haverá um debate sobre a economia europeia e será entregue o Prémio Carreira da instituição, cujo galardoado este ano é Ricardo Fonseca.

A Faculdade de Economia do Porto vai acolher, esta segunda-feira, a apresentação das Recomendações Específicas por País dirigidas a Portugal pela Comissão Europeia para o período 2018/2019. O evento, inserido nas comemorações do Dia da FEP, vai decorrer no Auditório 631, do edifício de Pós-Graduações, a partir das 14h15.

A apresentação dos resultados fica a cargo de Carlos Martinez Mongay, diretor das Economias dos Estados Membros II, na Direção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia (DG ECFIN).

Haverá um debate posterior no qual participam a presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso e o Bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, além de Carlos Martinez Mongay. A moderação é de Álvaro Aguiar, docente da FEP.

Do programa consta ainda a Sessão Solene do Dia da FEP, que será aberta por uma intervenção do diretor da faculdade, José Varejão.

Ricardo Fonseca recebe Prémio Carreira

Ricardo Fonseca

Ainda esta segunda-feira, vai ser entregue o Prémio Carreira, ponto alto da Sessão Solene do Dia da FEP. O galardoado este ano é Ricardo Fonseca, licenciado pela instituição em 1969.

Além de ter passado pelo Conselho de Administração da STCP, Ricardo Fonseca foi, no início dos anos 90, assessor do Governo de Macau e vice-presidente da Televisão de Macau (TDM).

Mais tarde, chegou a diretor geral da STCP, tendo assumido o cargo de Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) de 1996 a 2008. Nesse ano, foi convidado a assumir a presidência do Conselho de Adminsitração da Metro do Porto. Atualmente, é presidente da Associação Nacional de Empresas Concessionárias de Serviço Público de Áreas Portuárias (ANECAP).

O prémio visa distinguir ex-alunos da FEP que se tenham destacado pela carreira e já foi atribuído a personalidades como Fernando Teixeira dos Santos, Francisco de Olazabal, Miguel Cadilhe, Manuel de Oliveira Marques, Elisa Ferreira, Rui Rio e Daniel Bessa.

Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto, vai encerrar a cerimónia.

Os interessados podem assistir ao debate e à Sessão Solene, mas a participação carece de inscrição prévia.