A final do futebol de 11 masculino deste ano terminou em desacatos e o facto tem já uma consequência: a modalidade, que tem feito parte do programa das fases finais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) pelo menos desde 1990, não consta, pelo menos para já, do lote dos desportos obrigatórios das fases finais de 2019.

A FADU anunciou esta terça-feira a cidade organizadora das próximas fases finais – que vai ser Guimarães – e o conjunto de desportos que vão ser disputados na cidade-berço.

De acordo com o comunicado da entidade que superintende o desporto universitário em Portugal, os atletas-estudantes portugueses vão disputar naquela cidade as fases finais de andebol, basquetebol, futsal, rugby e voleibol, nas vertentes masculina e feminina.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto é a campeã em título na modalidade de futebol de 11. A equipa do Porto bateu na final a congénere da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Aveiro, por 1-0. A polícia foi chamada a intervir, já depois de finalizado o encontro, devido ao descontentamento manifestado por elementos afetos à equipa derrotada que acabaram por derivar em agressões à equipa de arbitragem.

A estas modalidades juntam-se duas opcionais apresentadas pela organização local: hóquei em patins e ginástica artística.

Num outro comunicado oficial, relativo à atribuição de provas para a próxima época, a FADU informa que a modalidade está suspensa, remetendo para breve mais novidades sobre o assunto: “Encontra-se de momento suspensa a organização de provas na modalidade de Futebol de 11 masculino, sendo para breve anunciadas novas informações sobre a organização desta modalidade dentro da FADU.”

De novo o Minho, mas desta vez só em Guimarães

Duas entidades apresentaram candidatura à organização das fases finais do próximo ano, de acordo com o que o JPN conseguiu apurar: a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

A primeira foi, contudo, retirada. A FADU decidiu atribuir a Guimarães a organização. A organização local é da AAUM, com o apoio da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Guimarães.

As fases finais passaram pelo Minho sete vezes. À oitava ocasião, pela primeira vez, jogos vão ter lugar, em exclusivo, em instalações desportivas de Guimarães e não em partilha com as instalações do outro polo da Universidade do Minho, localizado em Braga.

A última vez que a AAUM organizou as fases finais foi em 2015.

A FADU informou ainda que três finais dos campeonatos vão ter transmissão televisiva. Tal como aconteceu este ano em Aveiro, a organização tem uma parceria fechada com o Porto Canal.