“Isto é muita emoção, carago!” A frase – parece que a estamos a ouvir – não consta dos versos cerzidos por Carlos Tê no “Porto Sentido” que tanto Coliseu já fez vibrar, mas é com ela que Rui Veloso já pontuou esse poema que é, ele próprio, uma cidade. Um território onde tantos se reconhecem como se ali houvesse um chão.

Falta saber se é com essa emoção que Rui Veloso, a voz desse lugar, que é também de outros lugares, de vários tempos, pessoas e comunidades, vai receber a Medalha de Honra da Cidade do Porto, que esta terça-feira a autarquia da Invicta lhe decidiu atribuir.

Será a 9 de julho que o músico, de 60 anos, vai ser distinguido com a mais alta condecoração do município que já este ano foi também atribuída a Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto.

Na reunião do Executivo camarário desta manhã foi ainda decidido atribuir, na mesma cerimónia, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro a 18 personalidades e instituições da cidade, de que são exemplo Fernando Gomes, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Isabel Barros, do Balleteatro, Rosário Gambôa, ex-presidente do Politécnico do Porto ou ainda o Centro Cultural Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto que este ano comemora 50 anos de vida.

A cerimónia de entrega das medalhas terá lugar na Casa do Roseiral a 9 de julho. A data é a mesma desde 2014 e serve +para assinalar o desembarque do Mindelo, em julho de 1832, do exército que viria a libertar o Porto do Cerco a que resistiu, o que lhe valeu o epíteto de Invicta pelo qual é conhecida.

A lista completa dos agraciados foi divulgada esta terça-feira pelo site de notícias da autarquia. A saber:

Medalha Municipal de Honra da Cidade
– Jorge Nuno Pinto da Costa
– Rui Veloso
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro
– Fernando Gomes
– Isabel Barros
– Luís Artur Ribeiro Pereira
– Artur Ribeiro
– Gustavo Pimenta
– José Castro
– Rosário Gamboa
– Gomes Fernandes
– Fernando Araújo
– Benilde Caldeira
– Paulo Patrício
– Centro Cultural Desportivo da Câmara Municipal do Porto
– Joaquim Pinto
– Júlio Roque
– Movimento Democrático das Mulheres
– Vítor Ranita
– César Príncipe
– Suzana Ralha
Medalha Municipal de Valor Desportivo – Grau Ouro
– Pedro Matos Chaves
Medalha Municipal de Bons Serviços – Grau Prata
– Arq. José Guerra
– Paula Escaleira