Portugal na história dos Mundiais

  • Portugal venceu metade dos jogos que disputou

Portugal tem sete participações e 26 jogos em mundiais. Destes, ganhou 13, perdeu nove e empatou quatro. A equipa tem ainda 43 golos marcados e 29 sofridos.

  • “Os Magriços” conseguiram a melhor classificação

Em 1966, quando Portugal se qualificou pela primeira vez para um Campeonato do Mundo, terminou a competição em terceiro lugar, sendo a equipa com mais golos marcados nessa edição (17) – D’Os Magriços, nome de batismo da equipa, faziam parte Eusébio, António Simões, Hilário Conceição, entre outros.

  • Eusébio é o jogador que marcou mais penáltis

No mesmo Mundial, em Inglaterra, Eusébio marcou quatro grandes penalidades na competição tornando-se o jogador com mais penáltis marcados (sem ser como desempate).

  • A “Batalha da Nuremberga”

O jogo Portugal vs Holanda, a 25 de junho de 2006, é o jogo com mais cartões mostrados. O encontro ficou conhecido como a “Batalha da Nuremberga”, uma vez que o jogo decorreu nesta cidade alemã. O árbitro russo Valentin Ivanov mostrou 16 cartões amarelos e quatro vermelhos.

A Alemanha está em todo o lado

  • Alemanha é a seleção que disputou mais finais

A seleção alemã já disputou oito finais, tendo vencido quatro delas, a última foi em 2014 no Brasil.

  • A Alemanha é a seleção com mais jogos disputados em mundiais

O Brasil até pode ser a única seleção que participou em todas as edições do Mundial (esteve presente nas 20 edições da competição), mas é da Alemanha o recorde de jogos: 106, mais dois do que a seleção brasileira. A Alemanha esteve em menos dois mundiais do que o Brasil e em tantos quanto a Itália, mas tem mais uma vintena de jogos do que os italianos. O que isto quer dizer? Que a equipa alemã vai quase sempre longe na competição.

  • Argentina vs Alemanha é a final mais comum

A final mais comum na história do Mundial é Argentina vs Alemanha, que já disputaram por três vezes o título –  em 1986, 1990 e na última edição, em 2014.

No geral, os encontros mais frequentes entre equipas na competição são Brasil vs Suécia, Alemanha vs Jugoslávia/Sérvia e Argentina vs Alemanha, que se defrontaram um total de sete vezes em Mundiais de futebol.

  • Thomas Muller foi o jogador que mais correu no Mundial do Brasil

Na edição de 2014, o alemão correu um total de 84 quilómetros – dos quais 41% em posse de bola.

Brasil tem o marcador mais novo de sempre

  • Pelé é o marcador mais novo da história do Mundial

Em 1958, com 17 anos, 7 meses e 27 dias, Pelé tornou-se o jogador mais novo de sempre a marcar na competição. O brasileiro tem também o título de marcador mais jovem numa final (contra a anfitriã Suécia) e de mais novo jogador a marcar um hat-trick (contra a França).

  • Mais vitórias como jogador e treinador: Mário Zagallo

Mário Zagallo levou para casa o troféu do Mundial três vezes: em 1958 e em 1962 como jogador e em 1970 como treinador. Se acrescentarmos as edições de 1974 e 1998 em que o Brasil esteve na final da competição, Mário Zagallo torna-se ainda quem tem mais presenças em finais, tanto a comandar a equipa como dentro do relvado.

Outras estatísticas e curiosidades

  • No total, foram marcados 41 autogolos em Mundiais.
  • A edição de 1994 nos EUA foi a que teve mais público nos estádios (3.587.538), mas a de 2014 no Brasil esteve lá perto (3.429.873).
  • O Egito e a Noruega são as seleções com mais anos de intervalo entre participações no Mundial. A Noruega estreou-se na competição em 1938 e só voltou a qualificar-se 56 anos depois, em 1994. Da mesma forma, o Egito apurou-se duas vezes para o Mundial: em 1934 e 1990. Apesar de ser a equipa de maior sucesso na história da Taça das Nações Africanas, tendo vencido três edições consecutivas em 2006, 2008 e 2010, o Egito falhou os últimos três torneios do Mundial devido à instabilidade política do país. Os africanos estão de volta em 2018, com Mohamed Salah como figura de proa.

  • Faryd Mondragón tornou-se no jogador mais velho a participar no Mundial de 2014 no Brasil ao entrar para o lugar de Ospina na vitória sobre o Japão, nessa altura com 43 anos e 3 dias. Este ano, o recorde do colombiano deve ser batido se Essam El-Hadary, capitão da seleção do Egipto e que completou 45 anos em janeiro, entrar em campo.
  • O alemão Otto Rehhagel tornou-se o treinador mais velho na competição ao comandar a Grécia com 71 anos e 317 dias, no jogo frente à Argentina no Mundial de 2010.

Artigo editado por Filipa Silva