Que o Marés Vivas vai mudar de sítio já se sabia. A novidade está na planta final do recinto que a organização divulgou esta quarta-feira. A nota mais relevante que decorre da alteração vai para a área porque “o espaço triplicou”, como explicou ao JPN Jorge Lopes, diretor do festival.

Com mais espaço, aumenta a capacidade de público, pelo que o objetivo, este ano, é “chegar às 40 mil pessoas”, face à capacidade máxima de 25 mil do recinto anterior, a escassos 500 metros do local deste ano.

Mais espaço significará mais liberdade de movimentos para os participantes e “mais conforto do que nas edições anteriores”.

A mudança implica ainda, como é natural, uma nova disposição de palcos e áreas no recinto. O palco MEO, onde atuam os cabeças de cartaz, vai ficar situado no extremo mais distante do pórtico de entrada. O palco Santa Casa, outra reedição, vai ficar desta vez à direita do acesso ao recinto, após o Food Court. Por lá vão passar artistas como Fernando Daniel (20), Tiago Nacarato (21) e Bárbara Bandeira (22).

Na zona central, a juntar-se aos já conhecidos palcos RTP Comédia e Moche Stage, chega o novo palco KIA Digital Stage. Neste novo espaço vão estar presentes algumas das maiores celebridades da internet e youtube nacionais, entre as quais SEA e Kazzio.

O balcão do Banco Eurobic, assim como a bancada de merchandising encontram-se agora à esquerda do recinto, logo após a entrada, afastados dos principais pontos de convergência dos festivaleiros.

Quem não tiver a oportunidade de comprar bilhete antes do espectáculo vai poder contar com um serviço de bilheteira, assim como um bengaleiro, próximos do acesso ao recinto. A organização do festival também vai disponibilizar parques de estacionamento gratuitos na zona envolvente, assim como um serviço de boleias gratuito patrocinado pela KIA que irá funcionar entre as 18h00 e as 02h00.

Jorge Lopes está confiante no capítulo das vendas e espera que os bilhetes esgotem, “como nas dez últimas edições”, apesar de ser difícil, dado que “não existem mais festivais destas dimensões no Norte”, considerando o alargamento da lotação máxima.

O diretor do festival garantiu ainda que, apesar de o cartaz do palco MEO já se encontrar fechado, “ainda falta revelar muita coisa”. Estas revelações serão focadas, sobretudo, nos palcos KIA Digital Stage, RTP Comédia e Moche.

O Marés Vivas 2018 vai decorrer de 20 a 22 de julho e conta com um cartaz musicalmente ecléctico. Entre os nomes principais estão Jamiroquai (20), o DJ e produtor David Guetta (21) e Rita Ora (22).

O preço dos bilhetes é de 35 euros para os bilhetes diários, e 65 euros para o passe geral. O passe VIP custa 150 euros.

Artigo editado por Filipa Silva