É oficial. A um dia do arranque do Campeonato do Mundo de Futebol da Rússia e a dois do jogo inaugural com Portugal, a seleção espanhola subsituiu o seu selecionador.

Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, apareceu na conferência de imprensa desta quarta-feira de manhã, para anunciar que Julen Lopetegui – que deveria dar a conferência – foi demitido do cargo.

A RFEF reagiu desta forma à notícia, ontem avançada pelo Real Madrid, de que Julen Lopetegui vai ser o substituto de Zidane no comando técnico dos merengues.

O mundo foi ontem surpreendido pelo anúncio do clube espanhol. A própria RFEF terá sido informada da contratação “cinco minutos antes da nota de imprensa” do Real, afirmou Luis Rubiales.

“Tem de haver uma mensagem clara para todos os funcionários da RFEF, que há uma forma de atuar. Julen [Lopetegui] trabalhou de uma forma fenomenal, mas a forma como tudo se passou, obriga-nos a tomar esta decisão”, disse aos jornalistas o responsável federativo espanhol.

Rubiales aligeirou, ainda assim, o papel de Lopetegui no processo: “Estou convencido que, por ele, as coisas não tinham sido assim”.

A tentativa de resolução de uma situação “muito complicada” da seleção espanhola começou a ganhar forma pouco depois, com o anúncio, já oficializado pela RFEF, de que o antigo internacional espanhol Fernando Hierro assume o lugar de Lopetegui.

Hierro era diretor desportivo da RFEF desde novembro de 2017. O novo selecionador espanhol fala, em conferência de imprensa, às 16h30 (hora de Portugal Continental).

Espanha e Portugal têm encontro marcado para sexta-feira, às 19h00.