Quando começou, muitos ainda duvidavam que a maratona fosse distância para ser feita por uma mulher. Rosa Mota foi rápida a dissipar as dúvidas. Na primeira prova em que participou, que foi também a primeira maratona feminina da história, a atleta portuense ganhou. Sagrou-se, logo ali, em Atenas, campeã europeia. Estavámos em 1982.

Dois anos depois fechava o pódio dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, enquanto o compatriota, Carlos Lopes, conquistava o primeiro ouro olímpico de Portugal.

Quatro anos mais tarde, em Seul, foi a vez de Rosa Mota se sagrar campeã olímpica, um ano depois de se ter sagrado campeã do mundo em Roma.

Desde que começou a correr, aos 16 anos, Rosa Mota já recebeu muitas medalhas e troféus. À galeria vai agora juntar o doutoramento honoris causa pela Universidade do Porto (UP). A informação foi avançada esta sexta-feira pela instituição, que informa que o despacho do reitor Sebastião Feyo de Azevedo foi assinado perante a atleta.

A distinção foi proposta pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) – onde Rosa Mota integra o Conselho de Representantes – e reuniu o parecer favorável unânime do Senado da Universidade. A concessão do título é justificada pelo “notabilíssimo percurso de vida” de Rosa Mota.

No despacho reitoral lê-se que a maratonista portuense é “detentora de uma extraordinária carreira desportiva, com um desempenho inigualável que a tornou uma lenda do Desporto, se elevou, pela sua continuada conduta cívica exemplar, a símbolo regional, nacional e mundial”.

“Profundamente agradecida” e “honrada” foi como a atleta se declarou na ocasião da assinatura do despacho reitoral.

A cerimónia de imposição das insígnias ainda não tem data marcada, mas será anunciada “brevemente”, de acordo com a Reitoria. Rosa Mota vai ser a 97ª pessoa a receber a distinção. Sérgio Mattarella, presidente da República de Itália, antecede a maratonista na lista. Foi agraciado em dezembro de 2017.

João Havelange, antigo presidente da FIFA, e Jacques Rogge, antigo presidente do Comité Olímpico Internacional, são outras figuras do Desporto que já receberam o honoris causa da UP.