Até ao próximo sábado (23), a Escola das Artes da Católica do Porto tem em marcha um programa recheado de iniciativas gratuitas com o objetivo de “levar as artes e a universidade à comunidade”.

Já esta segunda-feira, a partir das 18h00, o Auditório Ilídio Pinho acolhe a exibição de “El Dorado XXI”, de Salomé Lamas, vencedor do Porto/Post/Doc de 2016.

À exibição segue-se uma conversa entre João Ribas, diretor do Museu de Serralves, e a realizadora que tem em “Extinção” o seu mais recente trabalho.

Está, aliás, relacionado com esta longa-metragem a exposição que Salomé Lamas vai tabém inaugurar esta segunda-feira (21h30). “Auto-Retrato” tem por base a experiência de filmagem da realizadora na Transnítria, onde pôde testemunhar um “conflito congelado” na antiga União Soviética. A exposição fica até 28 de setembro na Sala de Exposições da Escola das Artes.

Na terça-feira, dia 19, João Salaviza é o protagonista. Além de uma masterclass na Casa das Artes, em Serralves – com Guilherme Blanc, assessor para a Cultura da Câmara do Porto – o realizador vai ter ainda o seu “Montanha” a ser projetado no Passos Manuel (21h30).

Além de Lamas e Salaviza, o programa desta Summer School on Cinematic Art inclui mais quatro artistas: o tailandês Apichatpong Weerasethakul e os portugueses João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata e Filipa César.

O programa inclui projeções de filmes com debates, conferências e exposições cinemáticas.

O programa completo – que inclui uma conferência do diretor do Harvard Film Archive, especialista em cinema português, na Biblioteca Almeida Garrett – pode ser consultado aqui.