A seleção do México venceu, este domingo, a Alemanha, pela margem mínima, na jornada inaugural do Grupo F do campeonato do mundo de futebol, em Moscovo. Hirving Lozano estreou-se na prova e logo a assinalar o golo da vitória.

A Alemanha entrou em campo com o estatuto de favorita, não fosse ela a campeã em título. Pela frente tinha a seleção mexicana, que depois de uma festa controversa dias antes do início do Mundial, queria provar que estava focada na competição.

Os primeiros minutos demonstraram como seria o resto da partida. O México causou perigo logo no minuto inaugural, através de um canto que obrigou Neuer a agarrar uma bola traiçoeira. Na resposta, Timo Werner surgiu pelo lado direito da grande área mexicana e rematou cruzado para fora da linha final.

A Alemanha assumiu a posse de bola, porém a seleção mexicana nunca deixou os germânicos sentirem-se confortáveis. Aos poucos, tornou-se evidente que a Alemanha estava com sérias dificuldades em criar lances de perigo flagrante, enquanto a equipa mexicana assustava sempre que partia para o ataque.

Aos 19 minutos, Herrera rompeu pelo meio-campo alemão, entregou a bola a Chicharito Hernández que, isolado no lado esquerdo, congelou frente a Neuer e perdeu a bola depois de demorar muito tempo a tomar uma decisão.

O jogo continuou no mesmo tom até aos 34 minutos, o momento do golo do México. Herrera roubou a bola ainda no seu meio-campo, Hector Moreno passou imediatamente para Chicharito que enviou o esférico para o lado esquerdo da área alemã, onde encontrou Hirving Lozano. No momento decisivo, o estreante em campeonatos do mundo cortou para dentro para fintar Mesut Ozil e rematou para o fundo das redes. O golo deu a liderança no marcador ao México e causou um sismo artificial na capital do país, devido às celebrações dos adeptos.

A partir daqui, o México baixou as linhas e tentou tornar-se mais sólido na defesa. A Alemanha elaborou uma resposta na forma de um livre à entrada da área mexicana. Toni Kroos foi chamado a marcar, produzindo um remate forte que obrigou a um voo de Ochoa e fez com que a bola ainda tocasse na trave.

O fim da primeira parte chegou logo depois. Os campeões do mundo em título regressavam aos balneários com vários ajustes para fazer. Já a equipa mexicana teria de tentar segurar e, talvez, ampliar um resultado previsto por poucos.

Muro do México aguentou com ataque alemão

A segunda parte teve tanto semelhanças, como diferenças em relação à primeira. Por um lado, a Alemanha continuou a construir o jogo através da posse de bola enquanto o México apostava no contra-ataque. Porém, este segundo tempo foi muito mais desequilibrado, já que a equipa germânica esteve quase sempre no ataque.

Logo aos 47 minutos, Plattenhardt rematou à entrada da área do México, levando a uma defesa segura de Ochoa. A Alemanha causava mais perigo de longa distância, devido a uma falta de capacidade de criar oportunidades de golo dentro da área mexicana.

Mueller em conversa com Marco Reus quando a Alemanha tentava por todas as vias chegar ao golo. Foto: Die Manschaft/Facebook

A Alemanha tornou-se cada vez mais ofensiva, substituindo Khedira por Marco Reus e Plattenhardt por Mario Gomez, com o objetivo de sobrecarregar a grande área mexicana. Com o México preso na defesa, os jogadores alemães mostravam dificuldade em criar espaço para os seus jogadores. A seleção latina tentava aproveitar o desguarnecimento da defesa alemã para tentar chegar a um segundo golo.

Aos 82 minutos, um contra-ataque de Layún acabou, mais uma vez, por não ser aproveitado da melhor forma. Na resposta, Julian Brandt rematou de primeira à entrada da meia-lua, fazendo com que a bola raspasse no poste direito da baliza do México.

Foi a última grande oportunidade da Alemanha, que não conseguiu chegar ao empate. O apito do árbitro confirmou um resultado que anima as perspetivas do México e faz com que a Alemanha tenha de reconsiderar vários aspetos do seu jogo.

“Estamos sob pressão”

Na reação ao resultado negativo da sua equipa, Joachim Low admitiu que a Alemanha “jogou muito mal” na primeira parte. O técnico alemão considerou que a sua equipa “não foi capaz de impor” o seu estilo de jogo.

Low reiterou que o importante para a Alemanha é “seguir em frente” e colocar este resultado para trás. Perspetivando a próxima jornada, o selecionador germânico admitiu que a sua equipa está “sob pressão” contra a Suécia.

“O México mostrou que temos um futuro brilhante”

Juan Carlos Osorio mostrou-se feliz pela vitória da sua equipa. O selecionador não teve problemas em admitir que o México “foi superior” na primeira parte. Sobre a segunda metade, o treinador da equipa mexicana disse que estava preparado para a “equipa estupenda” da Alemanha.

Em relação ao resultado, o colombiano que orienta a seleção mexicana dedicou a vitória a “todos aqueles que nos apoiam”. Para Osorio, a sua equipa demonstrou que tem um “futuro brilhante” na competição.

Com este resultado, o México lidera o Grupo F com três pontos. A Alemanha termina a jornada inaugural numa posição inesperada e negativa. Esta segunda-feira, Suécia e Coreia do Sul enfrentam-se no outro jogo da primeira jornada do Grupo F.

Na próxima jornada do grupo, a 23 de junho, a Alemanha defronta a Suécia, em Sochi, e o México joga contra a Coreia do Sul, na cidade de Rostov do Don.

Artigo editado por Filipa Silva