Se o São João fosse um terramoto, as Fontaínhas seriam o seu epicentro, com fortes réplicas sentidas na Ribeira, nos Aliados e também na Rotunda da Boavista onde muitos não dispensam a roda gigante. Mas a afluência de público é tanta, que os arraiais se multiplicam de uma ponta à outra da cidade.

As propostas podiam ser às dezenas, o JPN escolheu seis, quase todas de entrada livre. Aqui ficam:

1) Casa das Artes

O Arraial nas Artes arranca ao início da tarde. A partir das 15h00, há música, festa e sardinhas. Além dos concertos que se iniciam durante a tarde e que se prolongam até à noite, estão previstas dezenas de atividades para os mais novos e mais graúdos. A festa termina à meia-noite.

Morada: Rua Ruben A 210, Porto, 4150-639 Porto

Entrada livre

2) São João no Rádio

O Rádio promete organizar “a festa mais incrível da cidade do Porto”. A sardinhada começa pelas 20h00 e os DJ’s entram em cena depois do fogo de artifício.

Morada: Praça Dona Filipa de Lencastre 178, 4050-260 Porto

Jantar sujeito a reserva[email protected]

3) Mercado do Bom Sucesso

A estrela do arraial do Bom Sucesso é um artista homónimo do Santo celebrado. Joãozinho vai animar o Mercado a partir das 22h00 com temas tradicionais.

Morada: Mercado do Bom Sucesso, Porto, 4150-145 Porto

Entrada livre

4) Guindalense Futebol Clube

De olhos postos no rio Douro, o São João no Guindalense começa bem cedo, pelas 14h00. A animação musical está a cargo do artista popular portuense, Paulo Costa, e do DJ Miguel Peixoto. A festa só acaba às 08h00. Do dia seguinte, pois claro.

Morada: Escadas dos Guindais nº 43 4000-277 Porto

Entrada livre

5) Mega Arraial da Faculdade de Ciências

Os estudantes da FCUP estão em época de exames de final de semestre, mas nem isso os impede de festejar o São João. Afinal, a sardinha tem ómega 3 – que estimula a memória – e uma pausa nos estudos nunca fez mal a ninguém. A festa começa às 15h00 e promete trazer “surpresas e novidades”.

Morada: Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto

Entrada livre

6) São João Vegetariano

Na cidade há soluções até para quem só gosta de sardinha “vivinha” mas… fora do prato. Hambúrgueres vegetarianos e vários petiscos vêm animar a noite e confortar os estômagos dos vegetarianos – e outros curiosos – do Porto. Desde 2010, que o PAN organiza o São João Vegetariano. Este ano, a organização foi alargada a movimentos civis e ficou a cargo do Porto pelos Animais. O lema: “o begetále é buom até no Sãe Juoum”.
Morada: Rua do Infante D. Henrique, junto à igreja de São Francisco.
Entrada livre (e ao ar livre)