Se o São João fosse um terramoto, as Fontaínhas seriam o seu epicentro, com fortes réplicas sentidas na Ribeira, nos Aliados e também na Rotunda da Boavista onde muitos não dispensam a roda gigante. Mas a afluência de público é tanta, que os arraiais se multiplicam de uma ponta à outra da cidade.

As propostas podiam ser às dezenas, o JPN escolheu seis, quase todas de entrada livre. Aqui ficam:

1) Casa das Artes

O Arraial nas Artes arranca ao início da tarde. A partir das 15h00, há música, festa e sardinhas. Além dos concertos que se iniciam durante a tarde e que se prolongam até à noite, estão previstas dezenas de atividades para os mais novos e mais graúdos. A festa termina à meia-noite.

Morada: Rua Ruben A 210, Porto, 4150-639 Porto

Entrada livre

2) São João no Rádio

O Rádio promete organizar “a festa mais incrível da cidade do Porto”. A sardinhada começa pelas 20h00 e os DJ’s entram em cena depois do fogo de artifício.

Morada: Praça Dona Filipa de Lencastre 178, 4050-260 Porto

Jantar sujeito a reserva[email protected]

3) Mercado do Bom Sucesso

A estrela do arraial do Bom Sucesso é um artista homónimo do Santo celebrado. Joãozinho vai animar o Mercado a partir das 22h00 com temas tradicionais.

Morada: Mercado do Bom Sucesso, Porto, 4150-145 Porto

4) Guindalense Futebol Clube

De olhos postos no rio Douro, o São João no Guindalense começa bem cedo, pelas 14h00. A animação musical está a cargo do artista popular portuense, Paulo Costa, e do DJ Miguel Peixoto. A festa só acaba às 08h00. Do dia seguinte, pois claro.

Morada: Escadas dos Guindais nº 43 4000-277 Porto

5) Mega Arraial da Faculdade de Ciências

Os estudantes da FCUP estão em época de exames de final de semestre, mas nem isso os impede de festejar o São João. Afinal, a sardinha tem ómega 3 – que estimula a memória – e uma pausa nos estudos nunca fez mal a ninguém. A festa começa às 15h00 e promete trazer “surpresas e novidades”.

Morada: Rua do Campo Alegre, s/n, 4169-007 Porto

6) São João Vegetariano

Na cidade há soluções até para quem só gosta de sardinha “vivinha” mas… fora do prato. Hambúrgueres vegetarianos e vários petiscos vêm animar a noite e confortar os estômagos dos vegetarianos – e outros curiosos – do Porto. Desde 2010, que o PAN organiza o São João Vegetariano. Este ano, a organização foi alargada a movimentos civis e ficou a cargo do Porto pelos Animais. O lema: “o begetále é buom até no Sãe Juoum”.
Morada: Rua do Infante D. Henrique, junto à igreja de São Francisco.
Entrada livre (e ao ar livre)