A Croácia venceu com estrondo a Argentina, esta quinta-feira, no jogo que encabeçava o cartaz do dia do Mundial da Rússia. O resultado (3-0) garantiu o apuramento aos croatas e colocou a Argentina numa posição precária no Grupo D. A equipa de Messi fica à espera do resultado do Nigéria-Islândia desta sexta-feira para saber que contas terá de fazer na derradeira jornada.

O empate a uma bola contra a Islândia já tinha feito soar os alarmes por toda a Argentina. Messi e companhia tinham de ultrapassar a pressão e tentar alcançar uma vitória contra o líder do Grupo D.

A Croácia apresentava-se com a moral em alta depois da vitória tranquila contra a Nigéria. A seleção croata sabia que, em caso de vitória face à Argentina, o seu apuramento para os oitavos de final estava assegurado.

A primeira parte da partida desta quinta-feira teve pouca qualidade de jogo. Foi pautada por passes errados, oportunidades escassas e muitas faltas. Porém, a Croácia foi sempre a equipa mais perturbadora, enquanto a Argentina demonstrava várias debilidades.

Aos 5 minutos, Perišić surge pelo lado esquerdo da grande área argentina e remata cruzado e rasteiro para defesa de Caballero. A Argentina tentou controlar o jogo, mas a pressão croata causou vários erros no passe.

Exceção à regra foi um ataque da Argentina protagonizado por Acuña. O ala argentino insistiu numa bola que parecia controlada pela defesa croata e conseguiu um ressalto. Enzo Pérez tentou rematar, mas o esférico passou ao lado de uma baliza que se encontrava sem guarda-redes.

Aos 33 minutos, Vrsaljko bateu um livre direto no vértice direito da grande área argentina que mandou a bola para o segundo poste. Mandžukić tento desviar a bola para golo, mas acabou por ir ao lado. Sem mais nada digno de nota, a primeira metade do jogo terminou e as duas equipas recolheram aos balneários, com várias arestas por limiar.

O pecado de Caballero e a glória de Módric

Na segunda metade, o estilo de jogo de ambas as equipas não mudou drasticamente. A qualidade de jogo continuou abaixo das expectativas, mas dois momentos singulares deram outro alento ao espetáculo.

Primeiro, aos 53 minutos, surgiu uma gaffe que não sairá da memória dos argentinos. Otamendi sobre pressão de Rebić entrega a bola para Caballero. O guarda-redes da Argentina toca mal na bola, dando-lhe um ligeiro efeito de balão, em direção a Rebić. O croata não perdoou e, sem deixar a bola cair, remata para o fundo das redes argentinas.

Com a Croácia na frente, Sampaoli decidiu finalmente mexer na equipa para reverter um resultado desolador. As entradas de Higuaín, Pavón e Dybala tinham o objetivo de dar uma nova vida à Argentina, mas pouco mudou na estratégia. A circulação de bola dos argentinos continuava muito lateralizada. Um passe de Higuaín para o coração da área originou um remate de Meza contra o guarda-redes croata. Foi o lance mais perigoso que a Argentina produziu antes da magia de Módric.

Aos 80 minutos, o médio croata viu-se impedido de entrar na grande área da Argentina pelo bloco defensivo sul-americano. Sem outra solução viável, Módric remata com força e colocação para o canto inferior direito da baliza, resultando num golo fantástico. A Croácia aumentava a liderança e a Argentina via as suas esperanças desaparecer.

Messi tentou jogadas individuais, porém nunca resultaram em verdadeiro perigo. Num contra-ataque, aos 91 minutos, os croatas marcaram novamente, através de Rákitic. Foi o golpe final antes do final de uma partida que deixou a Argentina de rastos e a Croácia em êxtase.

“Não sinto vergonha, mas sinto dor”

Jorge Sampaoli não teve medo de admitir que o plano de jogo “não foi bem-sucedido”. Sobre a derrota, confessou que não sentia vergonha pelo resultado, mas sim “dor”.

Sobre o último jogo, contra a Nigéria, o técnico argentino não esconde que a sua equipa “tem que dar tudo” para ainda ter esperanças no Mundial.

 “Desde o primeiro dia que confiei na minha equipa”

Zlatko Dalić era um homem feliz no final da partida. O treinador croata considerou que a sua equipa foi “excelente”.

Porém, o selecionador da Croácia avisa que é preciso manter “a calma, a humildade e a dignidade” nos próximos jogos. “Fome e desejo pela vitória” é a mensagem de Dalić para os seus jogadores.

Com este resultado, a Croácia garante o apuramento para os oitavos de final e lidera o Grupo D com seis pontos. A Argentina fica dependente de terceiros e obrigada a ganhar na terceira e última jornada para conseguir o apuramento. Esta sexta-feira, Islândia e Nigéria disputam a outra partida da segunda jornada do Grupo D.

Na próxima jornada, a Croácia defronta a Islândia, em Rostov do Don, e a Argentia joga contra a Nigéria, na cidade de São Petersburgo. Os dois jogos são disputados dia 26, às 19h00.

Artigo editado por Filipa Silva