A Colômbia corrigiu a entrada em falso no Mundial e derrotou a Polónia por 3-0, este domingo. A Arena de Kazan foi palco do show sul americano com James e Quintero como protagonistas. O primeiro, que até nem foi titular na derrota frente ao Japão, apareceu no ‘onze’ e deu outra cor ao jogo colombiano tendo saído do seu pé esquerdo as assistências para Yerry Mina e Cuadrado. O outro golo foi da autoria de Falcao.

A Polónia não conseguiu ultrapassar a derrota da primeira jornada e voltou a não evidenciar a qualidade que tanto mostrou na qualificação para a fase final. Sem apoio na frente, Lewandowski ainda ameaçou por várias vezes, mas foi inconsequente perante a defesa colombiana.

As sequelas da derrota

Depois de derrotas na primeira jornada, um resultado negativo seria fatal para qualquer uma das duas equipas e, por essa razão, os primeiros minutos foram de expectativa dos dois lados. O medo de sofrer sobrepôs-se à intenção de atacar e as oportunidades escassearam.

Os primeiros traços de excelência do meio-campo colombiano começaram a aparecer à meia-hora de jogo, depois da infelicidade de Aguilar, que saiu por lesão. Uribe entrou e libertou James e Quintero no apoio a Falcao.

Foi através de um pontapé de canto aos 39 minutos que os ‘cafeteros’ se adiantaram no marcador. James deu curto a Quintero e recebeu de volta à entrada da área para um cruzamento que encontrou a cabeça de Yerry Mina. O central do Barcelona só teve de dar força à bola para ultrapassar Szczesny.

Resultado justo ao intervalo para a Colômbia. A Polónia estava a 45 minutos de ver impossibilitada a sua passagem aos oitavos de final, mas não parecia querer inverter essa realidade.

O talento sobressaiu

A magia ‘cafetera’ mostrou-se desde cedo na segunda parte. Os primeiros quinze minutos foram repartidos com a Colômbia a entrar mais forte, mas a primeira grande oportunidade esteve nos pés de Lewandowski que rematou por cima da baliza de Ospina.

Aos 70 minutos, Arias encontrou Quintero e o jogador do FC Porto, com a visão que lhe é característica, encontrou Falcao no meio da defesa polaca que não tremeu na cara do guarda-redes.

Cinco minutos depois, a machadada final nos sonhos da Polónia. James Rodriguez desmarca Cuadrado com um passe perfeito do seu meio campo defensivo. O jogador da Juventus conduziu durante alguns metros e voltou a introduzir a bola nas redes de Szczesny.

A terminar o encontro, Lewandowski ainda rematou para uma grande defesa de Ospina, mas já era tarde demais para a Polónia, que acabava com as aspirações de continuar na competição.

A Colômbia mostrou outra identidade sob a batuta do maestro James e está a uma vitória dos oitavos de final. O jogo decisivo frente ao Senegal é disputado a dia 28, às 15h00. O Japão-Polónia acontece à mesma hora.

“Somos ambiciosos e queremos seguir no Mundial”

José Pékerman assumiu a fraca exibição na primeira jornada, mas reconheceu a melhoria da equipa. “Sabendo que era um jogo com a pressão do resultado, sabíamos logo que não tínhamos margem de erro. A vitória deixa-nos bem no Mundial”, frisou.

Quanto aos dois melhores em campo, o técnico elogiou. “James Rodríguez e Quintero são dois jogadores de grande talento e que se completam bem. Esta dupla pode ser importante. Complementam-se muito bem em todas as zonas do campo”, rematou.

“Perdemos contra uma equipa muito forte”

Nawalka elogiu a seleção colombiana e admitiu a estratégia falhada. “Sabíamos que a Colômbia era um adversário temível, com jogadores excelentes que alinham em grandes clubes europeus. Evidentemente, o nosso plano não funcionou, dominaram-nos claramente”, assumiu.

No entanto, o selecionador da Polónia mostrou-se contente pelos seus jogadores: “Os meus jogadores deram tudo até ao fim, mas tenho de reconhecer que perdemos ante uma equipa muito forte.”

Artigo editado por Filipa Silva