Estava previsto para abril, mas só esta sexta-feira deve ficar disponível para descarga a aplicação “Anda” e ainda só para telemóveis com sistema Android, como de resto era esperado. O novo mês começa no domingo, e deverá ser a partir dessa altura que o sistema passa a valer para quem o quiser experimentar.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, vem à cidade do Porto esta sexta-feira para a cerimónia de lançamento da aplicação, depois do seu secretário de Estado ter participado numa demonstração semelhante em janeiro.

O “Anda” foi pensado para facilitar a mobilidade dos utilizadores de transportes públicos do Porto que integram o sistema intermodal Andante. A ideia é fazer do telemóvel o instrumento de validação das viagens e pagar mensalmente a despesa, tornando mais prática, cómoda e eventualmente económica a circulação em transportes como o metro, o comboio ou o autocarro.

Aqui pode consultar as perguntas e respostas sobre o “Anda” que publicamos em janeiro, quando foi feita a primeira demonstração do sistema desenvolvido pelos TIP-Transportes Intermodais do Porto, em colaboração com os operadores de transporte e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Esta sexta-feira à tarde, ficaremos a saber se houve alguma alteração decorrente dos testes feitos ao longo deste ano. O que a nota de imprensa da cerimónia de amanhã confirma é que a nova aplicação vai estar, para já, disponível apenas para telemóveis Android, de versão 5.0 ou superior, equipados com tecnologia NFC (Near Field Communications) e com Bluetooth.

O programa de lançamento do “Anda”, que servirá também de nova demonstração do funcionamento do sistema, arranca às 16h30 na Cordoaria com uma curta viagem de autocarro até São Bento, prossegue de comboio até Campanhã e daí, de metro, até ao Campo 24 de Agosto onde terão lugar a apresentação da aplicação e os discursos políticos.