O balanço é de sucesso na quarta edição do Open House Porto que, no último fim de semana, deu a milhares de curiosos a oportunidade de conhecerem vários espaços, arquiteturas e histórias das cidade do Porto, Matosinhos e Gaia.

Ao todo, de acordo com a organização, a cargo da Casa da Arquitetura, foram registadas 31.768 visitas aos 65 espaços do programa, o que constitui um novo recorde.

Pelo terceiro ano, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, da autoria do arquiteto e docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Luís Pedro Silva, foi o mais procurado, tendo registado 5.553 visitas.

Seguem-se na lista dos mais visitados o Mosteiro da Serra do Pilar (2.673), em Vila Nova de Gaia, a Casa da Arquitetura/Real Vinícola (1.969) em Matosinhos, a Torre Altice no Monte da Virgem (1.912), de novo em Gaia, e a Câmara Municipal do Porto (1.196).

Nos três espaços da Universidade do Porto contemplados pelo Open House, a Faculdade de Belas Artes, com 532 visitas, foi a mais procurada. Na zona da Asprela, o i3S recebeu 213 visitantes, ao passo que o Teatro Anatómico da Faculdade de Medicina, que abriu ao público apenas no domingo, teve 215 visitas.

O progranma deste ano foi dedicado à arquitetura industrial e nessa categoria, os espaços mais visitados foram as Caves Cockburn’s (613), a Super Bock Casa da Cerveja (465) e os Silos de Leixões (452).

Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitetura, considera que esta foi uma edição “de consolidação” do Open House Porto e revelou, numa nota de imprensa enviada às redações, que a organização “não pretende aumentar” o número de espaços do programa, mantendo-o nos 65.

Deixou também um agradecimento às mais de 700 pessoas envolvidas, entre as quais estiveram 270 voluntários.