O Festival SET está crescido. Às portas da nona edição, a Semana das Escolas de Teatro, organizada pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Politécnico do Porto, continua a apostar em aproximar estudantes de teatro e de outras áreas artísticas e tem-no feito cada vez com mais volume.

Com quase 50 espetáculos no programa, a edição de 2018 do SET marcará um novo recorde no número de eventos oferecidos ao público (e oferecidos é a palavra uma vez que os eventos são gratuitos). Escolas são 15 – de Portugal, Brasil e Espanha – e participantes à volta de 330.

A Residência Artística, que marcará a abertura e o encerramento do festival, também se destaca.

Cartaz do Festival SET

Cartaz do Festival SET Imagem: Festival SET

Este ano, a residência é coordenada pelo encenador britânico Chris Tomlinson. Os trabalhos já começaram. Na sexta-feira, 4 de julho, primeiro dia do SET, haverá uma apresentação da residência na Estação de Metro da Trindade. Será o pontapé de saída do festival.

Nesta residência, além do encenador convidado, participam alunos de todas as escolas envolvidas no SET. Cada uma pode ter até um máximo de dois estudantes de Interpretação e, novidade deste ano, “um aluno de outra área criativa ou técnica – desde cenografia, figurinos, luz e som, produção”, exemplifica Inês Arinto da Comunicação do certame.

Do trabalho ali desenvolvido, e que este ano tem como mote a tradição e a identidade, vai sair o espetáculo de encerramento do SET, dia 14, pelas 18h00, no Terreiro da Sé do Porto.

Do cardápio do SET fazem parte espetáculos de teatro, música, dança, performance, circo e instalação.

“Um outro destaque da programação deste ano é que vamos ter uma exposição dos materiais de divulgação e comunicação do Teatro da Cornucópia, de Lisboa. Eles têm um grande espólio e vamos ter essa exposição no SET, ao longo das duas semanas do festival, na Biblioteca da ESMAE”, indicou ainda Inês Arinto.

Além da ESMAE, onde vão decorrer os espetáculos na sua maioria, o SET vai ainda pasar por outros espaços do Porto, nomadamente, pela Casa Bô, Casa d’Artes do Bonfim, Centro Comercial La Vie, Escola Superior de Educação e Instituto Superior de Engenharia do Porto, por Aldoar e pelo Rivoli.

É, aliás, no Teatro Municipal do Porto-Rivoli que vai decorrer o Set+, “uma espécie de extra do festival”, no dias 14 e 15 de julho, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do presente ano letivo pelos alunos da Pós-graduação em Dança Contemporânea lançada em 2016 numa parceria do Politécnico do Porto com o TMP.

A programação completa pode ser consultada no site do Festival SET que mantém intacto o seu objetivo primordial: “Ver o que está a acontecer noutras escolas” de teatro, sejam politécnicas, universitárias ou profissionais, e “mostrar aquilo que a ESMAE está a fazer”, remata Inês Arinto.