Vinte anos depois do primeiro troféu mundial, a equipa gaulesa voltou a conquistar um Campeonato do Mundo de Futebol depois de derrotar a Croácia por 4-2, este domingo.

A seleção francesa conquistou, este domingo, em Moscovo, o Campeonato do Mundo de Futebol de 2018, segundo da sua história depois de igual feito em 1998, ano em que organizou a competição.

A vitória dos franceses, que há dois anos foram derrotados por Portugal na final do Europeu, começou a ser construída aos 18 minutos. Antoine Griezmann marcou um livre que acabou dentro das redes croatas, depois de um desvio infeliz de Mandzukic.

A Croácia empatou 10 minutos mais tarde, com Perisic a completar da melhor forma um bom trabalho individual à entrada da área francesa.

Mais dez minutos e o marcador voltou a sorrir aos franceses. Griezmann concretizou com sucesso uma grande penalidade marcada na sequência de uma consulta ao VAR, que sancionou um toque na bola com o braço no interior da área croata por Perisic.

Já na segunda parte, e apesar do claro domínio dos croatas na posse de bola e nos remates, a equipa de Didier Deschamps criava perigo no contra-ataque, além de que o cansaço físico começava a ser particularmente visível entre os croatas.

Foi assim que no espaço de seis minutos a França praticamente fechou as contas da partida com dois golos: um de Pogba  aos 59′ e outro de Mbappe – que levou no final o prémio de melhor jogador jovem do torneio e que hoje voltou a assinar uma bela exibição – aos 65′.

Os croatas ainda marcaram o segundo na sequência de um lance infantil de Lloris que tentou fintar Mandzukic junto à sua baliza e viu o avançado da Juventus a marcar mais um golo para a sua seleção.

O jogo estendeu-se até aos 95′, mas sem mais alterações no resultado: 4-2 para os franceses. A Croácia, além da melhor classificação da sua história, leva ainda o prémio de melhor jogador do torneio que ficou com o capitão Luca Modric.

Harry Kane, da Inglaterra, quarta classificada do torneio – a Bélgica bateu sábado os ingleses por 2-0 – leva o troféu de melhor marcador. Enquanto o guarda-redes belga, Thibaut Courtois termina como o melhor da prova na sua posição.