O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas foi atribuído, este ano, a “As Pessoas do Drama” (Relógio d’Água) de H.G. Cancela, nome literário de Hélder Gomes, escritor e docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Este é o quarto romance do escritor que já tinha sido finalista do Grande Prémio da APE com o terceiro livro: “Impunidade” (Relógio d’Água).

“O júri deliberou atribuir o Grande Prémio de Romance e Novela à obra ‘As Pessoas do Drama’, de H. G. Cancela, pela leitura crítica da História e da Cultura europeia na sua relação com a cultura árabe, através de uma temática poderosa (a culpa, a impunidade, o drama, o olhar, o incesto, a tensão e a violência familiares) e de uma revisitação de personagens e de mitos do nosso património cultural ocidental”, lê-se na ata da atribuição do prémio, a que a Agência Lusa teve acesso.

Constituído por Isabel Cristina Mateus, Isabel Ponce de Leão, José Carlos Seabra Pereira, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho, o júri atribuiu o prémio por maioria, uma vez que a escolha de Isabel Ponce de Leão e de José Carlos Pereira recaiu sobre “Para onde vão os gatos quando morrem” de Luís Cardoso (Sextante Editora).

A deliberação foi tomada na terça-feira, 24. Ao todo, foram admitidos 72 livros publicados em 2017.

O prémio, no valor de 15 mil euros, foi instituído em 1982 e já foi atribuído a 30 autores portugueses. Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol e Ana Margarida de Carvalho foram os únicos premiados em duas edições distintas.

H.G. Cancela tem ainda na sua bibliografia Anunciação (1999), De Re Rustica (2011), o livro de poesia Novembro (2003) e os ensaios Relativismo Axiológico e Arte Contemporânea: Critérios de Receção Crítica das Obras de Arte (2004) e O Exercício da Violência. A Arte enquanto Tempo (2014).

De acordo com as informação da Agência Lusa, Helder Gomes nasceu em 1967. Estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde fez o doutoramento, em Filosofia Contemporânea.

É professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde é diretor do Departamento de Ciências da Arte e do Design, desde 2015.