Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) têm, a partir desta segunda-feira, um novo diretor. E novo não é bem a palavra, uma vez que João da Cruz Carvalho já ocupou o cargo no passado e durante um longo período de tempo: entre 1993 e 2014.

Trata-se assim de um regresso para o especialista em Psicologia do Trabalho e Recursos Humanos que vai substituir Manuel Barros, diretor dos SASUP nos últimos dois anos (os mandatos são de quatro, devendo-se a mexida à entrada em funções de um novo reitor).

No discurso de tomada de posse, que decorreu esta segunda-feira na Reitoria da Universidade do Porto, João Carvalho destacou como prioridade o alojamento: “espera-se que a ação social dê especial relevo ao alojamento dos estudantes”, indicou, notando a necessidade de mobilizar “recursos materiais e financeiros próprios” a par da “sociedade civil, em geral, e das entidades públicas e privadas com relevo nesta matéria, em particular, de modo a encontrar soluções ajustadas à mitigação dos efeitos deste fenómeno”, disse em declarações registadas pelo site Notícias UP.

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, a carreira de João Carvalho começou no Gabinete de Psicologia do Centro Universitário do Porto em 1981. Trabalha há mais de três décadas no setor dos serviços sociais.

Joana Resende no Planeamento Estratégico

Joana Resende

Joana Resende Foto: Tiago Reis/U.Porto

Esta segunda-feira foi dia de tomada de posse também para Joana Resende. A jovem de 36 anos assume o pelouro do Planeamento Estratégico da universidade, que fica sob a alçada do vice-reitor Hélder Vasconcelos (Relações com empresas, inovação e empreendedorismo).

Joana Resende é professora auxiliar na Faculdade de Economia do Porto, onde se licenciou. O doutoramento em Economia e Ciências de Gestão fê-lo na Université Catholique de Louvain, na Bélgica, em co-tutela com a Universidade do Porto.

Além do ensino, tem também um vasto trabalho na área da investigação.

O reitor António de Sousa Pereira, destacou a “injeção de sangue novo” que a nova pró-reitora constitui, demonstrando ainda a aposta no “papel relevante que a juventude tem que ter na definição do futuro da Universidade”.

Equipa “praticamente” fechada

Com a tomada de posse de Joana Resende, a nova equipa reitoral, liderada por António Sousa Pereira – eleito em abril e em funções desde junho -, fica assim “praticamente” fechada, de acordo com fonte da Reitoria.

O atual administrador, José Branco, também será substituído, conforme anunciou o reitor no seu discurso de tomada de posse, mas João Carlos Ribeiro, o futuro administrador, só entrará para o lugar no início de 2019.

Assim, esta é atualmente a equipa reitoral em funções:

Reitor
António Sousa Pereira

Vice-Reitorias
António Silva Cardoso
Património edificado e desenvolvimento sustentável

Fátima Vieira
Cultura, U.Porto Edições e Museus

Fernando Silva
Gestão de informação, tecnologias educativas, qualidade e melhoria contínua

Helder Vasconcelos
Relações com empresas, inovação e empreendedorismo

Maria de Lurdes Correia Fernandes
Formação e organização académica e relações internacionais

Pedro Rodrigues
Investigação, inovação e internacionalização

Pró-Reitorias
João Veloso
Promoção da língua portuguesa e a inovação pedagógica

José M. Castro Lopes
Saúde e bem-estar, apoio social aos estudantes e estudantes com necessidades educativas especiais

Manuel Correia
Coordenação da Universidade do Porto Digital (UPdigital)

Maria Joana de Carvalho
Desporto e qualidade de vida

Joana Resende
Planeamento Estratégico

Administrador da Universidade
José Branco*
Serviço Económico-Financeiro
Serviço de Apoio Jurídico
Serviços de Recursos Humanos
Auditoria e Controlo Interno
Apoio aos Órgãos de Governo

*em funções até ao final deste ano