Um metro de superfície, só que com autocarros. É isso que está previsto nascer no lado Sul da Avenida Fernão de Magalhães, no Porto, em 2020, quando estiver a funcionar o Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) que ali será instalado, de acordo com o anúncio feito pela autarquia esta quinta-feira.

Trata-se de um corredor de uso exclusivo para transportes públicos equipado com um sistema de semaforização que dará prioridade aos autocarros em detrimento dos outros veículos, em todas as interceções da via.

O corredor de dois sentidos vai estender-se do Campo 24 de Agosto até à Praça Francisco de Sá Carneiro (também conhecida como Praça Velásquez), repartido entre zonas laterais e centrais da avenida.

“Ele vai ganhar particular expressão do Campo 24 de Agosto até ao Túnel Goelas de Pau, porque efetivamente esse é para nós o principal eixo de entrada de transporte público na cidade, nomeadamente com toda a rede que vem de São Roque da Lameira”, explicou a vereadora Cristina Pimentel.

Prometem-se igualmente paragens “de última geração” nas condições de “informação, conforto e assistência à viagem do passageiro”.

Árvores e passeios largos

Mas o plano de reabilitação da Avenida Fernão de Magalhães, orçado em 5,2 milhões de euros e com conclusão prevista só para março de 2020, vai além do CAAQ.

De acordo com as explicações da vereadora Cristina Pimentel, “haverá passeios mais largos, arborização e estacionamento uniforme” numa avenida que ficará  com uma configuração “diferente” da atual.

O objetivo do projeto é devolver “condições de urbanidade” a um troço com “uma enorme carga rodoviária”.

Manuel Paulo Teixeira, Rui Moreira e Cristina Pimentel

Manuel Paulo Teixeira, Rui Moreira e Cristina Pimentel Foto: Filipa Silva

Os trabalhos preparatórios da obra devem arrancar já “na próxima semana”. Toda a intervenção tem um prazo estimado de 540 dias (ano e meio), divididos em quatro fases, correspondentes a quatro troços da via, num total de 1600 metros.

A obra vai começar de Sul para Norte. A primeira intervenção ocorrerá no troço entre o Campo 24 de Agosto e o Jardim Paulo Valada.

A obra vai, naturalmente, afetar a circulação naquele eixo havendo a garantia, dada pelo diretor municipal da Mobilidade, o arquiteto Manuel Paulo Teixeira, de que se manterá “sempre a circulação no sentido ascendente, pelo menos, numa via”.

Não há bela sem senão

E sobre os transtornos Rui Moreira, presidente da autarquia, foi claro: “não há varinha mágica que permita fazer obras sem causar entraves”, declarou aos jornalistas.

“Será garantido o mínimo de fluxo, mas precisamos que os munícipes compreendam o que é esta obra. Não é tapar um buraco. É uma obra absolutamente estrutural. Esta obra, de alguma maneira, substitui um corredor de metro, que não vamos ter. No fundo, é um corredor de metro à superfície com menor impacto e também com um custo menor, apesar de ser avultado”, disse ainda o presidente da Câmara do Porto.

Serralves também entra em obras

Até ao final de junho de 2019, a autarquia prevê lançar empreitadas de requalificação em 30 arruamentos, o que se traduz num investimento global de 10 milhões de euros.

Além da Avenida Fernão de Magalhães – de longe a intervenção mais profunda e avultada – destaca-se a obra na Rua de Serralves, “há muito reclamada” como admitiu Rui Moreira, e ainda a intervenção conjunta das rua do Bonjardim, Guedes de Azevedo e Fernandes Tomás entre a Rua do Bolhão e a da Trindade.

A lista completa de arruamentos que vão sofrer obras de requalificação são:

  1. Avenida Fernão de Magalhães
  2. Rua de Serralves
  3. Rua do Bonjardim
  4. Rua de Guedes de Azevedo
  5. Rua de Fernandes Tomás
  6. Rua de São Roque da Lameira
  7. Rua de Valpaços
  8. Rua de Vidago
  9. Rua de Pedras Salgadas
  10. Rua do Pinheiro Grande
  11. Rua do Lagarteiro
  12. Rua dos Abraços
  13. Rua de Camões
  14. Rua de S. Brás
  15. Rua de Faria Guimarães
  16. Rua D. João Peculiar
  17. Rua de Matias de Albuquerque
  18. Rua do Dr. Vasco Valente
  19. Bairro da Vilarinha
  20. Rua de 5 de Outubro
  21. Praceta de José Régio
  22. Rua de Fernando Cabral (ligação à Rua de Pedro Hispano)
  23. Rua de Delfim Pereira da Costa (ligação à Rua de Arpad Szenes)
  24. Rua do Padre Xavier Coutinho
  25. Rua do Abade Baçal
  26. Rua do Abade de Faria
  27. Rua das Berlengas
  28. Rua de Alfredo Magalhães Fonseca Cardoso
  29. Rua de Vermoim
  30. Rua do Orfeão do Porto