A Federação Académica do Porto (FAP) convocou para a noite desta segunda-feira um protesto simbólico que levará os estudantes a passarem a noite em frente ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto, na Praça Gomes Teixeira (conhecida como Praça dos Leões).

Os estudantes queixam-se, em primeiro lugar, dos preços das rendas que estão a ser pedidos na cidade do Porto, os quais classificam de “incomportáveis”.

“É incomportável pagar mais de 400 euros por um quarto em alguns casos, muitas das vezes em condições pouco dignas”, refere a FAP numa nota enviada esta tarde às redações.

A federação critica ainda “a falta de resposta” ao problema “por todas as entidades”, do Ministério do Ensino Superior, às instituições de Ensino Superior, passando pela Câmara Municipal do Porto. Uma falta de ação que consideram “inadmissível”.

A concentração tem início marcado para as 20h00 e o plano é passar a noite no local: “Vão dormir na rua, como simbolismo da situação crítica que se vive no mundo do alojamento académico em 2018”, refere ainda o comunicado.

Este é já o segundo protesto do ano visando especificamente a questão do alojamento académico.