A Assembleia Municipal do Porto chumbou, na reunião de segunda-feira à noite, a abertura de um concurso público para concessionar a exploração de três mil lugares de estacionamento pago na zona ociedental da cidade, condenando assim a proposta que o Executivo camarário aprovara a 18 de setembro último.

A proposta foi rejeitada pelos deputados municipais do PS, CDU e Bloco de Esquerda, a que se juntaram os do PSD (que na reunião do Executivo se tinha abstido), perfazendo um total de 24 votos contra os 23 resultantes da soma do eleitos pelo movimento de Rui Moreira mais o voto (também favorável) da deputada do PAN.

Ao jornal “Público”, o gabinete de imprensa da autarquia não esclareceu o destino a dar à proposta chumbada.

O facto de se tratarem de zonas essencialmente residenciais baseou grande parte dos argumentos aduzidos pela oposição, com o movimento de Rui Moreira a insistir que a instalação de parquímetros nestas zonas beneficia sobretudo quem lá mora.

As zonas abrangidas pela proposta votada a 18 de setembro e agora recusada pelos deputados municipais são a Foz Nova, Foz Velha, Parque da Cidade, Império, Boavista Oeste, Vilarinha, Antunes Guimarães, Gomes da Costa, Pasteleira e a zona ainda não concessionada do Foco.