Este ano, o Fórum do Futuro vira-se para o passado, mais concretamente para a Antiguidade Clássica, com o objetivo de refletir sobre o eco que esse tempo ainda opera sobre o nosso. Esta reflexão, à semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, vai ser feita partindo de contribuições de diversas disciplinas: da filosofia à astrofísica, passando pela arquitetura, a literatura, a música, o teatro ou o cinema.

A abertura está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 16h00, no Grande Auditório do Rivoli, e será feita, tal como o encerramento, em três atos. O terceiro deles será protagonizado por Nadya Tolokonnikova, artista e ativista, cofundadora das Pussy Riot, que vem do campo da Filosofia e que vai falar sobre “Ativismo Artístico na Grécia Antiga”, para defender a tese de que é na ação, mais do que no conhecimento, que reside a essência da sabedoria.

Nadya Tolonnikova foi detida em 2012 pela “oração punk” das Pussy Riot numa catedral russa. Foto: Flickr/danbruell

Na segunda-feira, o sociólogo Maurizio Lazzarato abordará “O Império da Dívida” e como esta terá servido na expansão dos impérios da Antiguidade; na terça, dia 6, estreia na programação um almoço-palestra, coproduzido com a Mala Voadora, no qual Vinzenz Brinkmann falará sobre cores, uma em particular, por se ter transformado num símbolo da Antiguidade: o branco.

A investigação do arqueólogo germânico servirá ainda à performance “As Metamorfoses de Ovídio” que a Mala Voadora oferece na sexta-feira, dia 9, na sua sede, e que servirá simultaneamente para celebrar os 15 anos da companhia. A proposta vai envolver 50 colaboradores nus, com os corpos pintados, sentados num pequeno auditório, que ao som de música se propõem contar a História do Mundo.

Voltando um pouco atrás, na quarta-feira, o arquiteto japonês Toyo Ito, prémio Pritzker de 2013, vem pela primeira vez a Portugal para refletir sobre a pólis na sessão “Nova Arena Pública” (ou como os espaços públicos contemporâneos carecem de uma nova filosofia). Já Martin Crimp, convidado pelo Teatro Nacional São João, vai estar no Carlos Alberto nesse mesmo dia a explicar porque é que as peças da Antiguidade Cclássica se mantêm tão relevantes, numa espécie de antecipação da peça “The Rest Will Be Familiar to You from Cinema“, o último trabalho do dramaturgo britânico – escrito a partir de “As Fenícias” de Eurípedes – que o São João vai acolher em estreia nacional em março do próximo ano.

A escritora Margaret Atwood, autora de uma vasta obra, na qual se inclui “The Handmaid’s Tale”, também vai estar no Porto (quinta-feira, dia 8) para falar sobre o poder dos mitos na sua obra. Sobre mitos, mas na música, falará Sir Harrison Birtwistle, compositor sugerido pela Casa da Música, onde falará, no sábado, dia 10.

Nota ainda para o documentário de Astra Taylor “What is Democracy?” que vai ser exibido no Cinema Trindade (sexta-feira, dia 9), com direito a sessão de perguntas e respostas no final.

“Um statement político da cidade”

A programação completa do Fórum do Futuro foi apresentada na manhã desta quarta-feira, no Rivoli – Teatro Municipal, por Guilherme Blanc, adjunto de Rui Moreira na vereação da Cultura e responsável máximo pela programação do evento.

O presidente da Câmara do Porto, a quem coube a intervenção de abertura, destacou o aumento do número de convidados (de 43 em 2017, para 52 este ano) e do orçamento, que passou de 195 mil euros para os 225 mil euros, este ano.

O autarca classificou o evento como “um statement político da cidade” que estará a granjear reconhecimento internacional.

O Fórum do Futuro, espécie de festival do pensamento contemporâneo criado por Paulo Cunha e Silva em 2014, teve como temas anteriores “A Arquitetura do Futuro”, “Ligações”, “Felicidade” e “Terra Elétrica”.

A organização é do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto contando com a Casa da Música, Serralves, Teatro Nacional São João e Universidade do Porto como parceiros estratégicos.

A entrada nos diferentes eventos é gratuita mediante levantamento de bilhete nos locais das sessões, estando o número limitado a dois ingressos por pessoa.