A Comissão Europeia avançou, esta quarta-feira, que vai disponibilizar mais 12 mil passes de viagem gratuitos para que jovens de 18 anos, completados até 31 de dezembro deste ano, possam descobrir a Europa.

A iniciativa DiscoverEU, cuja primeira fase arrancou em junho, atribuiu 15 mil passes aos mais de 100 mil que tentaram a sua sorte (tiveram de responder a cinco perguntas, de acordo com o Portal Europeu da Juventude, onde decorrem as candidaturas).

A segunda fase abre a 29 de novembro próximo e prolonga-se até ao dia 11 de dezembro.

Quem conseguir o passe, terá a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, por um período máximo de 30 dias.

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupo constituídos, no máximo, por cinco pessoas.

O comboio terá de ser o meio privilegiado de transporte, mas não são excluídos outros meios – como o autocarro, ferry ou mesmo o avião – em circunstâncias excecionais. “Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar”, explica o gabinete de imprensa da Comissão.

O número de passes atribuídos por país está relacionado com o tamanho da população de cada Estado-Membro. Perguntas e respostas sobre o programa podem ser encontradas aqui.