No primeiro dia de Portugal Fashion, a passerelle mudou de ares. As novas instalações do grupo Cães de Pedra, em Vila do Conde, foram o palco escolhido para os desfiles das marcas de vestuário Decenio e Lion of Porches, que apresentaram as coleções primavera/verão para 2019.

O Portugal Fashion é um projeto nacional que desde cedo se apropriou de edifícios em vários pontos do país. Contudo, nunca o tinha feito numa unidade tão próxima do segmento industrial.

Mónica Neto, porta-voz do evento, explicou ao JPN que a mudança serviu para potenciar a ligação do Portugal Fashion à indústria portuguesa: “A decisão de fazer um off-location foi uma decisão unânime e prioritária, que entendemos fazer todo o sentido em termos de comunicação e de promoção do potencial que é o made in Portugal. A Lion e a Decenio são dois bons exemplos disso”.

Desde a sua génese que o evento acolhe as marcas e a indústria e valoriza a fusão entre os designers e a produção.

Desfile serviu também para inauguração

O Grupo Cães de Pedra aproveitou este verão para transferir o quartel-general de Selho, em Guimarães, para Mindelo, Vila do Conde, na ex-fábrica da Suzuki.

A oportunidade para conhecer e inaugurar a nova estrutura fabril, com cerca de 30 mil metros quadrados e onde trabalham 150 pessoas, foi um dos principais motivos que levaram à estensão do evento até aquele local. “É uma novidade, é uma inauguração e é uma forma do Portugal Fashion chamar ainda mais a atenção para o potencial da indústria portuguesa. O que, no fundo, leva o nome da moda portuguesa além-fronteiras”, afirma Mónica Neto.

Sobre a eventual continuidade dos desfiles em ambiente fabril, nas próximas edições, Mónica Neto admite que “provavelmente a Lion, na próxima edição, vai querer voltar à passerelle principal”, seja como for, acrescenta: “os segredos de calendário ficam sempre reservados para a proximidade do evento. É uma tradição nossa”, remata.

Tendências da próxima estação

O glamour dos desfiles misturou-se literalmente com o ambiente fabril e contou com a presença de várias caras conhecidas.

A passerelle abriu com o desfile da Decenio Mediterrano e contou com a presença de Ricardo Pereira e Francisca Pereira, com quem o ator português está casado. A coleção de primavera/verão para 2019 da marca propõe um casual wear sofisticado e requintado, construído por uma paleta de cores claras em tonalidades refinadas. Verde esmeralda, azul cobalto, amarelo pastel, coral, e camel são algumas das cores que predominam numa coleção moderna e versátil.

Decenio Foto: Gonçalo Inácio

A Lion of Porches trouxe à passarela Diana Pereira com os filhos Mel e Noah. A marca de vestuário de inspiração britânica deu forma ao tema Unforgettable Bloom com uma coleção jovem e descontraída. Marcadamente citadina, desta vez a marca surpreende pelos padrões floridos e pelas cores garridas como o verde garrafa e o laranja. A originalidade do detalhe de cada peça alia a elegância ao conforto da coleção.

Lion of Porches Foto: Gonçalo Inácio

O Portugal Fashion continua esta sexta-feira e sábado, com toda a ação agora concentrada na Alfândega do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva