A CP-Comboios de Portugal renovou esta quinta-feira o aviso: para sexta, dia 7 de dezembro, estão previstas “fortes perturbações na circulação” ferroviária, em consequência de uma greve de 24 horas decretada por várias organizações sindicais de trabalhadores. Na paralisação vão juntar-se trabalhadores da CP, EMEF e Insfraestruturas de Portugal.

A CP adverte para “supressões e atrasos” ao nível nacional em todos os serviços.

Por decisão do tribunal arbitral do Conselho Económico e Social não haverá lugar a serviços mínimos. Por sua vez, a transportadora já havia anunciado que também não haverá lugar a transportes alternativos para os passageiros.

A empresa garante o lugar a reembolso ou revalidação no caso aos clientes que “já tenham bilhetes adquiridos” nos serviços Alfa, Intercidades, Inter-Regional, Regional e Celta. Os passageiros têm até 10 dias após a conclusão da greve.

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações explicam as razões da paralisação, acusando Governo e administrações da CP, EMEF e IP de não cumprirem acordos que além de preverem “atualizações remuneratórias para 2018”, estabeleciam “também que iriam prosseguir negociações com vista à revisão das convenções colectivas existentes”.