A Metro do Porto informou, esta terça-feira, que vai manter o reforço da oferta nos últimos fins de semana de dezembro. Nos próximos sábado e domingo, a empresa garante “capacidade extra e muitas composições duplas” nas linhas que servem o comércio tradicional da baixa do Porto e as principais superfícies comerciais.

O serviço sofrerá alterações na segunda-feira, véspera de Natal, dia de tolerância de ponto para a Função Pública. Neste dia, diz a empresa, “a operação será equivalente à de um sábado com todos os serviços em veículo simples”.

A rede vai encerrar bem mais cedo do que o habitual, com as últimas partidas de todas as linhas a acontecerem até às 20h00.

No dia 25, dia de Natal, o metro só começa a funcionar às 09h00, e o serviço “é mais reduzido do que é hábito”.

Fim de ano começa a 29

No último fim de semana do ano, a empresa também promete reforçar o serviço. Primeiro no sábado, 29. Com o concerto de Diogo Piçarra marcado para as 22h30, na Avenida dos Aliados, a empresa informa que vai reforçar a Linha Amarela, que liga Santo Ovídio, em Gaia, ao Hospital de São João, no Porto, com os veículos, que serão duplos, a passarem com uma frequência de 10 minutos, entre as 20h00 e a 01h00.

No dia 30, corre-se no centro da cidade a tradicional Corrida de São Silvestre, na qual participam milhares de pessoas todos os anos. Estão previstos para este dia veículos duplos nas Linhas Azul, Vermelha, Amarela e Laranja.

Na noite da Passagem do ano, e depois de ter sido desconvocada a greve dos agentes de condução do metro prevista para o dia 31, por acordo entre a ViaPorto e o Sindicato dos Maquinistas, a Metro do Porto tem preparada uma operação de 24 horas. Só a Linha Violeta, que serve o Aeroporto, será interrompida a partir da 01h00.

De resto, o reforço da circulação faz-se sentir a partir das 22h00 do dia 31 em todas as linha, em veículos duplos, prolongando-se até às 05h00 do dia 1.

No dia de Ano Novo, a partir das 06h00, o metro funcionará “com oferta equiparada a um domingo” e sem serviço expresso na Linha Vermelha.