O antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, falecido em janeiro de 2017, vítima de cancro, vai ter a partir do próximo sábado uma praça com o seu nome no concelho matosinhense.

A inauguração do espaço de 7.765 metros quadrados delimitado pelas ruas Sousa Aroso, D. João e Brito e Cunha, sendo rematado a sul pela Broadway, está marcada para as 11h00.

Guilherme Pinto era presidente da Câmara de Matosinhos desde 2005.

Guilherme Pinto Foto: CM Matosinhos

Esta é a grande praça que Matosinhos nunca teve e que, doravante, poderá ser um local privilegiado para o exercício da cidadania”, afirmou Guilherme Pinto em vida a propósito do projeto. O autarca conduziu os destinos do município por mais de uma década, entre 2005 e 2016.

Na praça que evocará o seu nome, desenhada pela arquiteta municipal Luísa Valente, ficará também o “Memorial às operárias e operários da indústria conserveira“, um conjunto escultórico de grandes dimensões da autoria de Ruy Anahory.

“A obra-de-arte é constituída por um cardume de grandes peixes metálicos e pela homenagem às operárias e aos operários conserveiros, incluindo, no extremo sul, um elemento evocativo de uma chaminé, representando a fábrica onde o peixe era transformado, mas também as latas das conservas“, explica a autarquia em comunicado.

As 54 empresas conserveiras que existiram em Matosinhos estarão representadas no chão da praça.

O plano, ainda idealizado por Guilherme Pinto, previa a construção de uma praça por cada uma das dez freguesias do concelho [de acordo com o mapa autárquico que vigorava antes de 2013] “dotando-as de espaços conviviais e facilitadores do exercício da cidadania“, refere ainda a nota do município.

A obra representa um investimento de 890 mil euros, cofinanciado por fundos europeus.

Do programa da inauguração consta ainda uma visita guiada, na nova Praça Guilherme Pinto, feita por Joel Cleto, que recordará, a partir das 21h30, “a memória da indústria conserveira em Matosinhos”.