Um ano depois de ter conquistado a Taça da Liga com vitórias nos penáltis na meia-final e na final, a história repetiu-se. O Sporting CP sobrepôs-se por essa via ao FC Porto, depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar. 

A equipa portista esteve outra vez mal nos remates da marca dos onze metros e continua à procura da sua primeira Taça da Liga. O Sporting soma a segunda consecutiva depois de há um ano ter derrotado também na Pedreira o Vitória de Setúbal.

Começo lento

Ao contrário das duas meias-finais anteriores, o jogo deste sábado começou de forma lenta, com poucas aproximações de qualquer equipa à área adversária. Corona ainda conseguiu libertar-se da marcação de Acuña no flanco direito antes de cruzar, mas André Pinto resolveu com facilidade.

Nos minutos seguintes, notou-se uma forte pressão da equipa do Sporting CP, forçando a defesa azul e branca a ter de, por várias ocasiões, bater longo para a frente. Quando a equipa leonina tinha a bola nos pés, conseguia ter mais algum critério no passe curto, porém, também estava com dificuldades em penetrar com sucesso o setor defensivo portista.

Desperdícios leoninos

O primeiro lance de algum perigo surgiu ao minuto 10. Bas Dost lançou Nani na direita num contra-ataque rápido. O capitão do Sporting consegue controlar bem a bola e, sem grande oposição, remata cruzado  com a bola a sair por cima da baliza defendida por Vaná. Foi o primeiro aviso leonino.

O Sporting CP criou mais um lance de perigo quando, depois de um roubo de bola a Pepe dentro da área portista, Nani rematou mas a bola voltou sair por cima da baliza portista. Perdeu-se uma grande oportunidade de inaugurar o marcador para o clube de Alvalade.

Domínio sportinguista

O Sporting continuava por cima do jogo em quase todas as vertentes. O FC Porto apenas conseguia aproximar-se da baliza de Renan através de bolas longas na esperança que estas fossem captadas e aproveitadas por Marega. Contudo, o avançado portista estava com dificuldades em consegui-lo.

O primeiro lance de perigo dos dragões surgiu ao minuto 36. Acuña faz um mau corte que é aproveitado por Corona que vai à linha, cruza perfeitamente na direção de André Pereira, que cabeceia ligeiramente por cima. Uma grande chance que o avançado português não conseguiu capitalizar.

Ainda houve tempo para Felipe ver a cartolina amarela ao obstruir Raphinha que seguia isolado para a baliza portista. Os sportinguistas ainda pediram o vermelho para o defesa brasileiro, mas nem João Pinheiro nem o VAR concordaram.

O Sporting fez uma substituição logo a começar o segundo tempo, retirando o amarelado Acuña para a entrada de Jefferson.

Assistências médicas a travarem o jogo

A segunda parte começou desde logo com André Pinto a ser assistido, depois de um embate com Moussa Marega. Este ainda se aguentou em campo alguns minutos, porém teve que ser substituído à passagem do minuto 53. Entrou Petrovic para o lugar do central português.

Poucos minutos depois, a equipa médica leonina foi novamente chamada para assistir o recém-entrado Petrovic. Estas duas paragens impediram que qualquer uma das equipas conseguisse criar algum tipo de ímpeto ofensivo.

Resposta portista

O primeiro lance de perigo surgiu aos 61 minutos quando, depois de um canto batido por Alex Telles, Felipe cabeceou à baliza, obrigando Renan a fazer uma boa defesa.

A partir deste lance o FC Porto tomou por completo o controlo da partida. Oliver Torres começou a assumir mais a construção e passou a ditar com sucesso o ritmo de jogo. Foi também nesta altura que Sérgio Conceição faz a sua primeira substituição, entrando Fernando Andrade para o lugar de André Pereira.

Brahimi foi eleito o melhor jogador da final four da Taça da Liga.

Brahimi foi eleito o melhor jogador da final four da Taça da Liga. Foto: FC Porto

Os dragões continuaram com o seu domínio, conseguindo várias aproximações à baliza leonina. Contudo, continuava sem conseguir criar uma oportunidade flagrante de golo.

Ao minuto 78, Brahimi tem um grande momento de inspiração, passando por vários jogadores adversários antes de fazer um passe a rasgar a defesa leonina direcionado para Fernando Andrade. No entanto, o novo avançado do FC Porto não percebeu a ideia do argelino e não conseguiu chegar à bola.

Período de decisões

Na jogada seguinte, Herrera rematou de muito longe, Renan não conseguiu segurar a bola e, depois de uns ressaltos entre Marega e Coates, a bola sobra para Fernando Andrade que desta vez não vacila. Estava inaugurado o marcador na Pedreira a favor do FC Porto aos 79’.

Na reação ao golo, ambos treinadores recorreram ao banco de suplentes. Sérgio Conceição solidificou o meio-campo, apostando no regresso aos relvados de Danilo Pereira em detrimento de Corona. Do outro lado, Keizer aposta mais no ataque, introduzindo Diaby, que viria a ser fulcral, para o lugar de Gudelj.

Numa jogada de insistência a seguir a um canto, Oliver Torres tenta aliviar a bola dentro da área portista, porém, Diaby antecipa-se e o espanhol em vez de acertar na bola, atinge o jogador do Sporting. Após consulta ao VAR, o árbitro apontou para a marca de grande penalidade.

Chamado a marcar, Bas Dost não desperdiçou e empatou a partida quando já passavam dois minutos sobre o tempo regulamentar.

Ainda foram concedidos seis minutos de tempo adicional, todavia, nenhuma equipa conseguiu quebrar o impasse. Seguiu-se mais um desempate por via das grandes penalidades. A partir da marca dos 11 metros, o Sporting CP conseguiu manter a sua tendência positiva, marcando três vezes contra apenas uma do FC Porto.

A história voltou a repetir-se e o clube de Alvalade revalidou o título de “Campeão de Inverno”. A formação azul e branca continua na busca da sua primeira vitória nesta competição.

Sérgio Conceição: “Todas as derrotas são difíceis de engolir”

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição afirmou que “todas as derrotas são difíceis de engolir”, principalmente quando se fez o suficiente para conquistar a vitória. 

Na sua opinião, a primeira parte foi muito equilibrada, mas na segunda a sua equipa dominou por completo. O Sporting CP não teve “nenhum remate enquadrado com a baliza sem ser o golo”, afirmou aos jornalistas, preferindo, na visão do técnico portista, “quebrar o ritmo de jogo” e levar o encontro “para os penáltis”.

Marcel Keizer: “Temos que dar tudo nos próximos jogos”

Já Marcel Keizer apresentou-se naturalmente satisfeito com a vitória (o seu primeiro troféu ao comando técnico dos leões), afirmando ainda que o Sporting CP se mantém na luta por mais títulos, tendo que “dar tudo nos próximos jogos”. 

Sobre a quebra da sua equipa na segunda parte, disse que o FC Porto passou a estar melhor na pressão, e que as “combinações não foram tão boas”. Com isto realçou que estava perante uma grande equipa que proporcionou um bom espetáculo.

FC Porto e Sporting voltam aos relvados na quarta-feira para disputarem a jornada 19 do campeonato. O FC Porto recebe o Belenenses no Dragão. O Sporting vai ao Bonfim enfrentar o Vitória de Setúbal.

O filme completo da final da Taça da Liga pode ser revisto no nosso acompanhamento ao minuto.

Artigo editado por Filipa Silva